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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5546

Título: Vinte e cinco anos de avaliação das aprendizagens: Uma síntese interpretativa de livros publicados em Portugal
Autor: Fernandes, Domingos
Palavras-chave: Avaliação Educacional
Avaliação Formativa
Avaliação Sumativa
Avaliação das Aprendizagens
Avaliação para as Aprendizagens
Síntese de Literatura
Revisão de Literatura
Teoria da Avaliação
Issue Date: 2007
Editora: EDUCA
Citação: Fernandes, D. (2007). Vinte e cinco anos de avaliação das aprendizagens: Uma síntese interpretativa de livros publicados em Portugal. In A. Estrela (Org.), Investigação em educação: Teorias e práticas (1960-2005), pp. 261-306. Lisboa: Educa.
Resumo: Nos últimos 25/30 anos foram publicados, por autores portugueses, algumas centenas de trabalhos de natureza diversa no domínio da avaliação das aprendizagens dos alunos. Este facto, em si mesmo, torna clara a necessidade de se desenvolver investigação que sintetize o que é que, em Portugal, tem vindo a ser produzido no domínio da avaliação das aprendizagens e que seja capaz de: a) caracterizar globalmente o que tem sido produzido pelos investigadores e estudiosos portugueses; b) identificar e discutir os problemas e os temas que mais têm merecido a sua atenção; c) analisar como é que esses problemas têm sido abordados; e d) contribuir para o desenvolvimento teórico e prático de um domínio científico e pedagógico de reconhecida importância. A investigação foi desenvolvida tendo em conta as seguintes questões orientadoras: 1. Como é que se poderão caracterizar globalmente os livros analisados? 2. Como é que se poderão caracterizar as abordagens utilizadas pelos autores em áreas tão relevantes como a avaliação formativa ou a avaliação sumativa? 3. Que sínteses e reflexões se poderão elaborar relativamente à literatura revista? Esta síntese interpretativa mostrou que muito há ainda a fazer no domínio da avaliação das aprendizagens e, muito particularmente, no que se refere à avaliação formativa. Mas também revelou que há um caminho que foi percorrido ao longo de 25 anos que não devemos ignorar. O que se procurou fazer nesta investigação foi dar-lhe sentido e significado para que se possam prosseguir os esforços já realizados e contribuir para que a avaliação para aprender seja uma realidade cada vez mais presente nas escolas e nas salas de aula. Mas tudo isto é indissociável do desenvolvimento de uma agenda forte no domínio da investigação empírica que possa abrir caminho à construção teórica e à transformação e melhoria das práticas.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5546
ISBN: 978-972-8036-87-4
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