Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
Unidade Orgânica da Educação (FPCE - UOE) >
GI Desenv. Curricular, Avaliação Educ., Tec. Educativas (FPCE-UOE-DCAETE) >
FPCE-UOE-DCAETE- Outros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5554

Título: Editorial
Autor: Gomes, Maria João
Costa, Fernando Albuquerque
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Aprendizagem
Relatos digitais
Avaliação em e-learning
Portáteis
Moodle
Issue Date: May-2009
Editora: EDUCOM
Citação: GOMES, Maria João & COSTA, Fernando (2009). Editorial. Educação, Formação & Tecnologias (edição on-line). 2 (1). 1-4.
Resumo: A integração das tecnologias digitais na actividade regular de professores e alunos é, sem dúvida, uma grande ambição para a escola do século XXI (Laurillard, 2008), independentemente do tipo de argumentos mobilizados e dos objectivos que os seus diferentes defensores possam ter em mente. É uma tarefa de grande envergadura e exigência, nomeadamente se a meta for fazê‐lo de forma a abranger todos, sem excepção, em particular os que ainda não iniciaram o caminho e, por isso, ainda não conseguem compreender os benefícios e o verdadeiro potencial das tecnologias para a aprendizagem. Se aos mais jovens (aos alunos) é reconhecida grande facilidade na manipulação dos novos recursos tecnológicos hoje disponíveis, já no caso de muitos professores isso parece ainda não acontecer, estando longe de, à forte motivação manifestada quando inquiridos, corresponder um real conhecimento e domínio desses recursos enquanto estratégia de facilitação e potenciação dos processos de aprendizagem.   Esta discrepância entre motivação para a utilização das tecnologias digitais nos processos de ensinar e de aprender e a competência necessária para o poderem fazer com confiança e intencionalidade é bastante saliente no caso de Portugal, conforme mostram alguns dos estudos mais recentes realizados no nosso país. É o que pode concluir‐se, por exemplo, do estudo sobre a utilização das TIC por professores, realizado por Jacinta Paiva e publicado em 2002, bem como o estudo de diagnóstico sobre a modernização tecnológica do sistema de ensino em Portugal (GEPE/ME, 2007), mais recente, de onde sobressaem fortes índices motivacionais dos professores relativamente às TIC. Este último estudo acabaria por estar na base da elaboração do Plano Tecnológico da Educação (Portugal).
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5554
ISSN: 1646‐933X
Versão do Editor: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/80/45
Appears in Collections:FPCE-UOE-DCAETE- Outros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
(2009)GOMES,MJ&COSTA,F(Editorial)RevistaEFT3.pdf159,86 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia