Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5554
Título: Editorial
Autor: Gomes, Maria João
Costa, Fernando Albuquerque
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Aprendizagem
Relatos digitais
Avaliação em e-learning
Portáteis
Moodle
Data: Mai-2009
Editora: EDUCOM
Citação: GOMES, Maria João & COSTA, Fernando (2009). Editorial. Educação, Formação & Tecnologias (edição on-line). 2 (1). 1-4.
Resumo: A integração das tecnologias digitais na actividade regular de professores e alunos é, sem dúvida, uma grande ambição para a escola do século XXI (Laurillard, 2008), independentemente do tipo de argumentos mobilizados e dos objectivos que os seus diferentes defensores possam ter em mente. É uma tarefa de grande envergadura e exigência, nomeadamente se a meta for fazê‐lo de forma a abranger todos, sem excepção, em particular os que ainda não iniciaram o caminho e, por isso, ainda não conseguem compreender os benefícios e o verdadeiro potencial das tecnologias para a aprendizagem. Se aos mais jovens (aos alunos) é reconhecida grande facilidade na manipulação dos novos recursos tecnológicos hoje disponíveis, já no caso de muitos professores isso parece ainda não acontecer, estando longe de, à forte motivação manifestada quando inquiridos, corresponder um real conhecimento e domínio desses recursos enquanto estratégia de facilitação e potenciação dos processos de aprendizagem.   Esta discrepância entre motivação para a utilização das tecnologias digitais nos processos de ensinar e de aprender e a competência necessária para o poderem fazer com confiança e intencionalidade é bastante saliente no caso de Portugal, conforme mostram alguns dos estudos mais recentes realizados no nosso país. É o que pode concluir‐se, por exemplo, do estudo sobre a utilização das TIC por professores, realizado por Jacinta Paiva e publicado em 2002, bem como o estudo de diagnóstico sobre a modernização tecnológica do sistema de ensino em Portugal (GEPE/ME, 2007), mais recente, de onde sobressaem fortes índices motivacionais dos professores relativamente às TIC. Este último estudo acabaria por estar na base da elaboração do Plano Tecnológico da Educação (Portugal).
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5554
ISSN: 1646‐933X
Versão do Editor: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/80/45
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