Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Avaliação Educacional (IE-GIAE) >
IE - GIAE - Capítulos de Livros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5663

Title: Avaliação de programas e projetos educacionais: Das questões teóricas às questões das práticas
Authors: Fernandes, Domingos
Keywords: Avaliação Educacional
Avaliação de Projetos
Avaliação de Programas
Epistemologia da Avaliação
Metodologia da Avaliação
Práticas de Avaliação
Issue Date: 2011
Publisher: Editora Melo
Citation: Fernandes, D. (2011). Avaliação de programas e projetos educacionais: Das questões teóricas às questões das práticas. In D. Fernandes (Org.), Avaliação em educação: Olhares sobre uma prática social incontornável, pp. 185-208. Pinhais, PR: Editora Melo.
Abstract: A avaliação de programas e de projetos em educação é hoje legalmente obrigatória em muitos países europeus. Esse fac- to, por si só, tem contribuído para que este domínio prático da avaliação em educação faça hoje parte das rotinas mais ou menos institucionalizadas do Estado. Os estudos de avaliação que venho desenvolvendo há duas décadas no contexto do sistema educativo português, têm-me mostrado que a avaliação de programas pode ser um importante processo de apoio ao desenvolvimento das po- líticas públicas de educação. Mas, por outro lado, também me têm mostrado que é necessário cuidar da qualidade das avaliações, en- quadrando-as teórica e conceptualmente, não ignorando as suas li- mitações e sublinhando o seu valor e a sua utilidade. Assim, a ideia central deste artigo é a de discutir questões de natureza conceptual e paradigmática que considero relevantes para sustentar práticas de avaliação que produzam resultados mais credíveis, mais plausíveis, mais prováveis e mais úteis.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5663
ISBN: 978-85-60911-42-4
Appears in Collections:IE - GIAE - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Avaliação de programas e projetos educacionais. Das questões teóricas às questões das práticas.pdf171.18 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE