Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Avaliação Educacional (IE-GIAE) >
IE - GIAE - Capítulos de Livros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5664

Title: Avaliar para melhorar as aprendizagens: Análise e discussão de algumas questões essenciais
Authors: Fernandes, Domingos
Keywords: Avaliação Educacional
Avaliação Formativa
Avaliação para as Aprendizagens
Avaliação das Aprendizagens
Desenvolvimento Curricular
Avaliação Sumativa
Práticas de Ensino
Práticas de Avaliação
Issue Date: 2011
Publisher: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
Citation: Fernandes, D. (2011). Avaliar para melhorar as aprendizagens: Análise e discussão de algumas questões essenciais. In I. Fialho e H. Salgueiro (Eds.), Turma Mais e sucesso escolar: Contributos teóricos e práticos, pp. 81-107. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
Abstract: O principal propósito deste texto é contribuir para clarificar os significados de conceitos estruturantes no domínio da avaliação pedagógica, isto é, a avaliação que ocorre nas salas de aula e que é da integral responsabilidade dos professores. Partiu-se do elementar pressuposto de que compreender conceitos fundamentais de avaliação é uma condição necessária, ainda que não suficiente, para desenvolver práticas que ajudem os alunos a aprender melhor. Decidiu-se começar por discutir algumas questões críticas da avaliação, procurando desconstruir algumas conceções erróneas mais comuns. Em seguida, desenvolveu-se uma discussão destinada a clarificar e a relacionar os conceitos estruturantes de avaliação formativa e de avaliação sumativa, procurando retirar ilações para orientar a transformação e a melhoria das práticas. Trata-se de um texto que foi pensado para apoiar o esforço de todos os que estão empenhados em utilizar a avaliação como um poderoso processo pedagógico que, conforme demonstra a investigação realizada em muitas salas de aula, melhora substancialmente as aprendizagens dos alunos.
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5664
ISBN: 978-989-8339-10-2
Appears in Collections:IE - GIAE - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Avaliar para melhorar.... D. Fernandes.pdf755.49 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE