Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Avaliação Educacional (IE-GIAE) >
IE - GIAE - Capítulos de Livros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5664

Título: Avaliar para melhorar as aprendizagens: Análise e discussão de algumas questões essenciais
Autor: Fernandes, Domingos
Palavras-chave: Avaliação Educacional
Avaliação Formativa
Avaliação para as Aprendizagens
Avaliação das Aprendizagens
Desenvolvimento Curricular
Avaliação Sumativa
Práticas de Ensino
Práticas de Avaliação
Issue Date: 2011
Editora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
Citação: Fernandes, D. (2011). Avaliar para melhorar as aprendizagens: Análise e discussão de algumas questões essenciais. In I. Fialho e H. Salgueiro (Eds.), Turma Mais e sucesso escolar: Contributos teóricos e práticos, pp. 81-107. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
Resumo: O principal propósito deste texto é contribuir para clarificar os significados de conceitos estruturantes no domínio da avaliação pedagógica, isto é, a avaliação que ocorre nas salas de aula e que é da integral responsabilidade dos professores. Partiu-se do elementar pressuposto de que compreender conceitos fundamentais de avaliação é uma condição necessária, ainda que não suficiente, para desenvolver práticas que ajudem os alunos a aprender melhor. Decidiu-se começar por discutir algumas questões críticas da avaliação, procurando desconstruir algumas conceções erróneas mais comuns. Em seguida, desenvolveu-se uma discussão destinada a clarificar e a relacionar os conceitos estruturantes de avaliação formativa e de avaliação sumativa, procurando retirar ilações para orientar a transformação e a melhoria das práticas. Trata-se de um texto que foi pensado para apoiar o esforço de todos os que estão empenhados em utilizar a avaliação como um poderoso processo pedagógico que, conforme demonstra a investigação realizada em muitas salas de aula, melhora substancialmente as aprendizagens dos alunos.
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5664
ISBN: 978-989-8339-10-2
Appears in Collections:IE - GIAE - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Avaliar para melhorar.... D. Fernandes.pdf755,49 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia