Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5673

Título: As tecnologias móveis na comunicação entre diretor de turma e encarregado de educação
Autor: Soares, Paula Cristina Foguete Feitor, 1977-
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Palavras-chave: Telemóveis - aspectos sociais
Relação escola-família
Encarregados de educação
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: A área temática desta investigação tem como base a análise da utilização dos telemóveis em contexto escolar especificamente no suporte à comunicação e Diretor de Turma/Encarregados de Educação. O projeto desenvolvido apresentou-se como um estudo exploratório que procurou perceber as vantagens e desvantagens da utilização das tecnologias móveis na comunicação entre escola-família; mediada pelas comunicações móveis, buscando perceber como podem tais tecnologias ser utilizadas no suporte a novos padrões e a novos níveis de regularidade na comunicação estabelecida entre diretor de turma e encarregados de educação, ao mesmo tempo que se procurou descrever quais as expectativas iniciais e quais os resultados encontrados na sequência da implementação deste projeto. A experiência desenvolveu-se num agrupamento de escolas da zona de Vila Franca de Xira com uma turma do 5º ano durante o ano letivo de 2010/2011 através da exploração do envio de SMS como meio de informação e de comunicação entre a escola e os encarregados de educação da turma em causa.
The subject area of this research is based on the analysis of the use of mobile phones in schools, specifically in supporting communication between teachers and parents. The project was as a study to realize the advantages and disadvantages of using mobile technologies in communication between schools and families through mobile communications, trying to understand how such technologies can be used to support new standards and new levels of regular communication between teachers and parents. At the same time it tried to describe the initial expectations and what the results of this project implementation. The experience was developed in schools in the area of Vila Franca de Xira with a 5th grade classroom during the school year of 2010/2011, by exploring the sending of SMS as a mean of information and communication between the school and the parents.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5673
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039815_tm.pdf2,69 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE