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Título: O lugar da confiança na aprendizagem do cuidado de enfermagem : significados atribuídos à confiança, na relação pedagógica, pelos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem
Autor: Pires, Ana Paula da Veiga Guerra Romeiras Mègre, 1957-
Orientador: Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Relação pedagógica
Ensino da enfermagem
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Uma relação pedagógica de confiança (RPC) é descrita como aquela que favorece a aprendizagem. Hoje em dia, ao nível do ensino superior, estas relações acontecem em contextos complexos e de incerteza, podendo-se ver na literatura que em situações de complexidade, como sejam períodos de mudança, o grau de incerteza percepcionado deve ser compensado pelo aumento de confiança. Assim, para responder à questão – Quais os significados que os estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) atribuem à confiança na relação pedagógica? -, defini como objectivos para o presente estudo: conhecer os significados atribuídos pelos estudantes do CLE a uma RPC; compreender como, na perspectiva dos estudantes, se constrói esta relação; compreender como é que a vivência de uma relação de confiança com o professor interfere nos processos de aprendizagem do cuidado de enfermagem. Para responder a estes objectivos, realizei um estudo qualitativo, tendo efectuado entrevistas semi-estruturadas a seis estudantes que se voluntariaram para o efeito. As entrevistas foram analisadas seguindo o método fenomenológico descrito por Jean Watson (1988). Achados significativos: Para os estudantes, existem pressupostos a uma RPC que consideram ser um processo desenvolvido com o contributo do professor, do estudante e do contexto e que é favorecido por uma relação prolongada que permita a estudante e professor conhecerem-se. Os estudantes expressam, igualmente, aprendizagens decorrentes de uma RPC, especificamente na relação de ajuda e confiança com os doentes e uma evolução significativa na aprendizagem decorrente da segurança sentida na relação com o professor. Decorrente do estudo, faço sugestões para a prática pedagógica bem como para investigação futura.
A pedagogical relationship of trust (PRT) is described as one that promotes learning. Today, in higher education level, these relationships take place in complex contexts and uncertainty can be seen in the literature which point out that in situations of complexity, such as periods of change, the perceived degree of uncertainty must be compensated by the increasing of confidence. In order to answer the question: What are the meanings that students of the Bachelor of Nursing (BN) credit to the trust in the pedagogical relation, made me define the following objectives for this study: To know the meanings attributed by the students of BN, to PRT; to understand how, from the student’s perspective, this relationship is built; to understand how the experience of a relationship of trust with the teacher, interferes in the learning process of nursing care. To meet these objectives a qualitative study was carried out and semi-structured interviews were performed to six students who volunteered for this purpose. The interviews were analyzed following the phenomenological method described by Jean Watson (1988). From the findings we highlight: for students, there are assumptions that a PRT is considered to be a process developed with input from the teacher, student and context all, favored by a long-term relationship which allows both the student and teacher to know each other better. Students also expressed a learning arising from the PRT, specifically in the helping and trustful relationship with patients and also point out significant progress in learning due to the safety felt in the relationship with the teacher. From the main results of this study some practical suggestions for teaching and future research were proposed.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5689
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