Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5691

Title: O papel do técnico de diagnóstico e encaminhamento nos centros novas oportunidades
Authors: Dias, Silvia Eliana Domingos, 1983-
Advisor: Canário, Rui, 1948-
Keywords: Formação de adultos - Portugal
Aprendizagem ao longo da vida
Diagnósticos
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: Este trabalho de projecto foi desenvolvido no âmbito da educação e formação de adultos e centra a sua atenção no papel do Técnico de Diagnóstico e Encaminhamento nos Centros Novas Oportunidades. O principal objectivo é caracterizar e salientar o importante papel que este recente interveniente possuí no domínio da educação e formação de adultos, mais especificamente, na era da Iniciativa Novas Oportunidades. Para isso, procedeu-se à caracterização do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Camilo Castelo Branco (Carnaxide), do papel do Técnico de Diagnóstico e Encaminhamento e das alterações na Metodologia por ele utilizada, como fruto de várias reflexões, no sentido de tentar colmatar alguns constrangimentos dos adultos e da equipa. Seguidamente realizou-se uma análise dos adultos encaminhados, do nível secundário, do ano de 2010, para tentar compreender se existem diferenças na caracterização dos adultos, consoante o seu encaminhamento, correspondendo a determinados perfis tipo. Por último, foram alvo de reflexão algumas questões acerca do papel da figura do Técnico de Diagnóstico e Encaminhamento; da metodologia usada; das expectativas e das des(ilusões) dos adultos e do técnico; e do sistema actual de educação e formação de adultos.
This Project work was developed having as main theme the adult education and training, the project centers its attention on the role of the Diagnosis Technician in the New Opportunities Centers. The main objective is to characterize and emphasize the important role which this newly player has in what concerns education and adult training, more specifically in the era of the New Opportunities Initiative. To achieve the goal a characterization of the role from the Diagnosis Technician in the High School Camilo Castelo Branco New Opportunities Center (Carnaxide) has been made as well as the modifications in the Methods of work used there as result of several debates, in the way of trying to stop some constraints from the adults and the team. Next an analysis from the forwarded adults of the secondary level of the year 2010 was made with the aim of trying to understand if there were divergences in the characterization of the adults according to their route making a correspondence to some typical profiles. Last some reflections about some questions of the role from the Diagnosis Technician were made and also of the working method used, of the expectations (dis)illusions of the adults and technician and to end it all from the present educational system and adult training.
Description: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5691
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039799_tm.pdf3.45 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE