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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5700

Título: Interacções sociais e a apropriação de conhecimentos - Sumário pormenorizado da lição síntese
Autor: César, Margarida
Palavras-chave: Interacções sociais
Apropriação de conhecimentos
Matemática
Piaget
Vygotsky
Issue Date: Aug-2003
Resumo: A lição sintetizada neste sumário tem como finalidade principal a apresentação e discussão de uma abordagem interpretativa dos fenómenos relacionais: a Psicologia Social da Apropriação do Conhecimento. Esta abordagem está concebida como uma ferramenta mental (Vygotsky, 1962, 1978) para a compreensão de uma situação complexa: as interacções sociais estabelecidas na sala de aula e o papel que elas desempenham no processo de apropriação de conhecimentos e de mobilização de competências. Nas últimas três décadas a importância das interacções sociais estabelecidas na sala de aula, enquanto elemento mediador da apropriação de conhecimentos e mobilização de competências, tem sido salientada por muitos autores. Após cerca de 30 anos de percurso, é interessante voltar um pouco às origens e reflectir sobre os contributos dados pelos autores que serviram de base à formação de um novo quadro de referência teórico: Piaget e Vygotsky. Pretendemos fazê-lo de uma forma dinâmica, assinalando as modificações que os constructos foram sofrendo à medida que a investigação foi progredindo e que o quadro de referência teórico da Psicologia Social da Apropriação do Conhecimento se foi clarificando.
Descrição: Sumário pormenorizado da lição apresentada como parte das provas de agregação, do grupo de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, nos termos do disposto na alínea b), do artigo 9º do Decreto-Lei nº 301/72, de 14 de Agosto.
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5700
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