Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Educação Tecnologia Sociedade (IE-GIETS) >
IE - GIETS - Comunicações e Conferências >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5704

Título: Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias
Autor: Costa, Fernando Albuquerque
Palavras-chave: Metas de aprendizagem
TIC
Transversalidade
Portugal
Issue Date: 2010
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citação: COSTA, Fernando (2010). Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias. in Fernando Costa et al (2010). I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC. Lisboa. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (931-936).
Resumo: As ideias apresentadas neste texto resultam da reflexão que temos vindo a fazer, de há alguns anos a esta parte, sobre os objectivos e o modo como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem ser integradas no currículo escolar. Decorrem, por outro lado, de forma mais próxima, do trabalho que recentemente pudemos desenvolver no âmbito do projecto “Metas de Aprendizagem” do Ministério da Educação. Projecto que tinha como finalidade a explicitação das “Metas de Aprendizagem” nas diferentes áreas curriculares / disciplinares e que viria a permitir que também as aprendizagens associadas às TIC, pela primeira vez no nosso País, fossem consideradas de forma integrada para os diferentes níveis que compõem a escolaridade, incluindo a educação pré-escolar. É uma síntese das ideias que presidiram ao trabalho desenvolvido pela equipa que coordenámos, e do produto a que se chegou (proposta de metas de aprendizagem na área das TIC), que aqui apresentamos. A análise crítica que o leitor possa realizar das metas de aprendizagem entretanto divulgadas oficialmente pelo Ministério da Educação através do site da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt), em particular a análise cuidada das metas da área das TIC, será o complemento natural necessário para a compreensão e discussão que se pretende estimular em torno da proposta a que se chegou.
Descrição: Resumos das comunicações disponíveis no sítio do Encontro, em http://ticeduca.ie.ul.pt/
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5704
ISBN: 978-989-9699-1-5
Appears in Collections:IE - GIETS - Comunicações e Conferências

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2010CostaFernandoMetasAprendizagemTICeduca2010.pdf365,67 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia