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Título: A Comunicação Científica e o Acesso Livre ao Conhecimento. Editorial
Autor: Gomes, Maria João
Costa, Fernando Albuquerque
Palavras-chave: Conhecimento
Acesso livre
Issue Date: Nov-2010
Editora: EDUCOM
Citação: GOMES, Maria João & COSTA, Fernando (2010). A Comunicação Científica e o Acesso Livre ao Conhecimento. Editorial. Educação, Formação & Tecnologias (Edição on-line). 3 (2). 1-4.
Resumo: Comemorou-se, entre os dias 18 e 24 de Outubro, a Semana Internacional do Acesso Livre, evento que vai já no quarto ano de realização, e ao qual não poderíamos deixar de nos associarmos pelo reconhecimento da importância deste movimento na disseminação, visibilidade e acesso à produção académica e científica. Num tempo em que o conhecimento e a ciência constituem valores essenciais no desenvolvimento das sociedades e em que as profundas crises económicas e financeiras exigem uma crescente justificação dos fundos públicos destinados à investigação, o Movimento do Acesso Livre assume crescente importância, possibilitando não só um acesso gratuito, online, frequentemente acessível a nível mundial, aos resultados da investigação científica, mas também reforçando a intervenção dos investigadores e das instituições na disseminação desse conhecimento, por vezes refém das políticas editoriais de publicações científicas com carácter comercial. O Acesso Livre tem o potencial de democratizar o acesso ao conhecimento, permitindo maximizar os investimentos públicos em investigação científica e contribuir para o próprio desenvolvimento da ciência ao facilitar o acesso aos resultados da investigação e promovendo a visibilidade dos investigadores/autores, criando condições para ao estabelecimento de contactos internacionais que poderão originar a partilha de experiências e conhecimento e a constituições de parcerias e comunidades de investigadores.
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5705
ISSN: 1646‐933X
Versão do Editor: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/181/112
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