Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5706
Title: Autoconceito Profissional dos Professores de Ciências e Matemática do 2º ciclo do Ensino Básico: Adequação e Relação com o Tempo de Serviço, a Formação e a Cidadania
Authors: Veiga, Feliciano
Fonseca, Sónia
Keywords: Autoconceito Profissional dos Professores
Cidadania Docente
Desenvolvimento Profissional
Issue Date: 2010
Citation: Veiga, F. & Fonseca, S. (2010). Autoconceito Profissional dos Professores de Ciências e Matemática do 2º ciclo do Ensino Básico: Adequação e Relação com o Tempo de Serviço, a Formação e a Cidadania. VII Simpósio Investigação em Psicologia, Universidade do Minho, Braga.
Abstract: O presente estudo teve como objectivo geral estudar as oscilações no autoconceito profissional dos professores de ciências e matemática, quer em termos da sua adequação (baixo versus elevado), quer em função das variáveis: tempo de serviço, formação havida recebida, frequentada (inicial e contínua), e comportamentos de cidadania docente. A amostra foi constituída por 242 professores. Os instrumentos utilizados foram o Teacher Self-Concept Evaluation Scale (TSCES) e a Escala de Representações dos Professores acerca dos Comportamentos de Cidadania Docente (ERP-CCID). A análise dos resultados permitiu concluir que o autoconceito profissional dos professores se mantém positivo em aspectos específicos, se correlaciona negativamente com o tempo de serviço e positivamente com a cidadania docente e com a formação recebida. Os resultados havidos corroboram a literatura revista. O estudo termina com a descrição das limitações e com a apresentação de sugestões para novas investigações.
URI: http://hdl.handle.net/10451/5706
Appears in Collections:IE - GIPE - Comunicações e Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Autoconceito_Profissional_dos.pdf276,68 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.