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Título: Autoconceito Profissional dos Professores de Matemática e Ciências: Sua Adequação e Relação com a Literacia Científica e o Género
Autor: Fonseca, Sónia
Veiga, Feliciano
Palavras-chave: Auto-conceito profissional
Desenvolvimento profissional
Literacia científica
Género
Data: 2010
Citação: Fonseca, Sónia. & Veiga, F. (2010). Autoconceito Profissional dos Professores de Matemática e Ciências: Sua Adequação e Relação com a Literacia Científica e o Género. XVIII Colóquio da AFIRSE, sobre o tema Deontologia, ética e valores na educação - Utopia e realidade, Universidade de Lisboa.
Resumo: O presente estudo teve como objectivo geral estudar as oscilações no auto-conceito profissional dos professores de ciências e de matemática, quer em termos da sua adequação (baixo versus elevado), quer em função das variáveis: literacia científica e género. A amostra foi constituída por 242 professores, do grupo 230 (Matemática e Ciências da Natureza). Os instrumentos utilizados foram o Teacher Self-Concept Evaluation Scale (TSCES) e a Escala de Representações dos Professores acerca dos Comportamentos de Cidadania Docente (ERP-CCID). A análise dos resultados permitiu encontrar que o auto-conceito profissional dos professores se mantém positivo em aspectos específicos, se correlaciona negativamente com o tempo de serviço e positivamente com a cidadania docente e com a formação havida. Os resultados corroboram a literatura revista. O estudo termina com a descrição de limitações e com a apresentação de sugestões para novas investigações.
La présente étude a eu pour objectif général d‟étudier les oscillations du concept de soi professionnel des enseignants de sciences et des mathématiques, soit en termes de son adéquation (bas versus haut), soit en fonction des variables littératie scientifique et genre. L'échantillon a été constitué par 242 enseignants de Mathématiques et de Sciences Naturelles. Les instruments utilisés ont été le Teacher Self-Concept Evaluation Scale (TSCES), adaptée pour le Portugal par Veiga (2007) et L'Échelle de Représentations des Enseignants à propos les Comportements de Citoyenneté Enseignante (ERP-CCIE), élaboré par Veiga et al. (2006). L'analyse des résultats a indiqué que le concept de soi professionnel des enseignants est positif dans des aspects spécifiques, qu'il a une corrélation négative avec le temps de service, et positive avec la citoyenneté enseignante et avec la formation acquise. Les résultats corroborent la littérature revue. L'étude termine avec la description de ses limitations et avec la présentation de suggestions pour nouvelles enquêtes.
URI: http://hdl.handle.net/10451/5707
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