Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5710
Título: O processo RVCC - Nivel básico como elemento potenciador de novas vivências : mudanças nos percursos pessoal, profissional, formativo e social dos adultos?
Autor: Maximiano, Sónia Margarida Galveias, 1979-
Orientador: Canário, Rui, 1948-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Aprendizagem ao longo da vida
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: O presente trabalho pretende traçar um quadro teórico percorrendo um caminho que tem como objectivo o balanço reflexivo e crítico sobre a minha experiência como Formadora de Adultos, uma reflexão teoricamente sustentada sobre o campo da Educação de Adultos que permita situar a experiência profissional e a análise de uma dimensão empírica da prática profissional. Articulando com os conceitos teóricos, apreendidos durante as leituras realizadas, construi uma reflexão sobre a minha prática profissional, permitindo-me perceber como me tornei na Formadora de Adultos que sou. A segunda parte, deste mesmo trabalho, consistiu na reflexão teórica sobre o campo de acção da Educação e Formação de Adultos, fazendo a análise da evolução das políticas de Educação de Adultos, tendo em conta a influência dos grandes referenciais educativos – a Educação Permanente e a Aprendizagem ao Longo da Vida. Por último, e tendo a minha experiência como Profissional de RVC – Nível Básico, suscitado em mim a curiosidade de conhecer os impactos do Processo RVCC sobre os Adultos, procedeu-se à análise desta dimensão empírica, cujos resultados, permitem-nos concluir, em termos globais, que o Processo RVCC – Nível Básico produziu mudanças ao nível do Eu – ganhos no plano pessoal, social, reforço da auto-estima e auto-confiança, reforço da vontade e motivação para continuar a estudar. Também, e de acordo com a análise comparativa produzida, podemos mencionar que estes resultados, na sua globalidade, reflectem os resultados obtidos da Avaliação Externa das Novas Oportunidades, realizada pela Universidade Católica Portuguesa.
The present work intends to outline a theoretical frame following a path whose goal is the reflexive outcome and critical of my experience as an Adult Trainer, a reflection theoretically supported on the field of Adult Education, which allows placing the professional experience and the analysis of an empirical dimension of professional practice. Articulating with the theoretical concepts, apprehended during the carried out readings, I accomplished a reflection on of my professional practice, allowing me to realize how I became the Adults' Trainer who I am. The second part, of this work, consisted of the theoretical reflection on the field of action of the Education and Adults' Formation, doing the analysis of the evolution of the politics of Adult Education, taking into account the influence of the great educative referential systems – the Continuing Education and Lifelong Learning. For last, and due my experience as a RVC Professional – Basic Level, raised in me curiosity to know the impacts of the RVCC Process on the Adults, we proceeded to the analysis of this empirical dimension, which results allow us to conclude, in overall, that the RVCC Process – Basic Level produced changes at the "Self" level – gains in personal and social plan, reinforcement of self-esteem and self-confidence, reinforcement of will and motivation to keep on studying. Also, and according with the comparative analysis made, we can mention that these results, as a whole, reflected the results obtained of an external evaluation of the program "Novas Oportunidades", carried out by the Portuguese Catholic University.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5710
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie039795_tm.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.