Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5742

Título: A reflexão partilhada sobre a prática docente no 1º ano de trabalho como forma de potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional
Autor: Santos, Joana Luís Correia dos, 1980-
Orientador: Galvão, Cecília, 1955-
Palavras-chave: Supervisão de professores
Desenvolvimento pessoal e profissional
Formação inicial de professores
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Este estudo pretende compreender de que forma a reflexão partilhada de um grupo de professores de 1º ciclo, pertencentes ao Movimento da Escola Moderna (MEM), sobre a prática pedagógica, potencia o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores envolvidos. A importância da reflexão acerca da prática docente levou um grupo de professores a juntar-se periodicamente, durante um ano lectivo, para discutir, partilhar, reflectir e melhorar a sua prática na aplicação e desenvolvimento do modelo do MEM. Na revisão bibliográfica foi explorado o conceito de supervisão, a história e princípios do Movimento da Escola Moderna, e os aspectos considerados relevantes para o desenvolvimento profissional de um professor no seu primeiro ano de trabalho. Ainda foram focadas as características e importância da reflexão crítica e mediada. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa, sendo a investigação-acção o desenho deste estudo. Como técnicas de recolha e análise de dados recorreu-se à observação participante, à entrevista e à narrativa. Os resultados do estudo permitem identificar as principais fontes de insegurança e medos dos professores em início de carreira, permitem caracterizar as principais mudanças que ocorrem nas concepções e práticas dos professores quando estes entram em contacto com o modelo de trabalho do MEM, e permitem, ainda, compreender quais as características do grupo cooperativo e da supervisora do mesmo que potenciam o desenvolvimento profissional e pessoal das professoras em estudo. Deste estudo é possível concluir que a pertença a uma comunidade de prática como o grupo cooperativo do MEM, em que a reflexão crítica e mediada assume um papel preponderante na dinâmica de trabalho desse mesmo grupo, potenciam o desenvolvimento profissional e pessoal dos professores.
This study aims to understand how the joint reflection of a group of 1st year teachers, belonging to the Modern School Movement (MEM) on teaching practices, promotes both personal and professional development in teaching. The importance of reflection on teaching practice led a group of teachers to get together regularly along the school year to discuss, share, reflect and improve their practice in the application and development of the MEM model. In the literature review the concept of supervision, the history and principles of the Modern School Movement, and the aspects considered relevant to the professional development of teachers in their first year of work were explored. The characteristics and importance of mediated critical reflection was also focused. The methodology followed a qualitative approach, being the research-action the design of this study. The techniques chosen for collecting and analyzing data were: observation, interview and narrative. The study results allow to identify the main sources of insecurity and fears of early career teachers, allow the characterization of the major changes that occur in the conceptions and practices of teachers when they come into contact with the working model of the MEM, and yet allow to understand which are the features of cooperative group and the supervisor that enhance the personal and professional development of teachers in the study. In this study we conclude that membership in a community of practice as a cooperative group of the MEM, in which critical and a mediated reflection assumes a dynamic role in the work of that group, will boost the personal and professional development of teachers.
Descrição: Tese de Mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5742
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039847_tm.PDF1,04 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia