Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5745
Título: A comunicação escola-docentes : o papel das tecnologias móveis
Autor: Soares, Carlos Manuel Catalão, 1978-
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Palavras-chave: Telemóveis
Comunicação organizacional
Comunicação educacional
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: A utilização generalizada do telemóvel veio alterar a forma como as pessoas vivem na sociedade atual. Aproveitando as suas capacidades, é proposto usá-lo como um novo canal de difusão da informação no agrupamento de escolas da região de em Benavente. Este trabalho de projeto tem como objeto de estudo a comunicação entre a escola e os docentes, utilizando as tecnologias móveis, nomeadamente através do serviço de mensagens escritas. Procurou-se desta forma identificar previamente necessidades especificas do contexto através de uma entrevista à direção escolar, analisando igualmente a pertinência e implementar procedimentos para desenvolver e pôr em prática o projeto. Para avaliação do mesmo alicerçou-se numa de aplicação de uma metodologia quantitativa de recolha de dados, através de um questionário distribuído aos docentes e de uma entrevista final novamente realizada à direção escolar. Os resultados encontrados indiciam um impacto favorável do projeto nas práticas de difusão de informação no contexto escolar. Este projeto apresenta ainda conclusões mais relevantes, bem como as dificuldades e limitações do estudo e os contributos e sugestões para futuras investigações na área.
The widespread use of the mobile phone has changed people’s lifestyle today. If we make use of its potentialities, we could use it as new channel of communication to spread information in a group of schools in the council of Benavente . This project aims at studying the patterns of communication between the school – head teacher and its staff - and its teachers by using the new mobile technologies, namely through text messaging. We tried first to identify the specific characteristics of the context by conducting an interview to the head teacher and his staff as well as conducting an analysis to ascertain the relevance of the implementation of the procedures to carry out the project. The evaluation of the project was based on a survey to the teachers and a final interview to the head teacher and his staff. The results show that the project impacted positively on the dissemination patterns of information in the school context. This project presents more relevant findings, the constraints and shortcomings of the study as well as suggestions for future research in this field of study.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5745
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie039845_tm.pdf1,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.