Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5747
Título: Lego Mindstorms : um estudo com utentes com paralisia cerebral
Autor: Marcão, Cristina Isabel Conchinha, 1978-
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: Paralisia cerebral
Reabilitação educativa
Robótica
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: A paralisia cerebral advém de uma lesão cerebral ou mau desenvolvimento do cérebro que para além de atingir funções motoras do ser humano (fala, postura e movimento) pode provocar uma grande variedade de disfunções perceptivas ou cognitivas (Valente, 1983). Dada a diversidade de funções que podem ser atingidas, os alunos com paralisia cerebral requerem estratégias de aprendizagem diferenciadas, com mecanismos de intervenção pedagógica adaptados a cada tipo de necessidade. Foi nesse sentido que nasceu este projeto. A robótica educativa em geral, e o Lego Mindstorms em particular, tem sido utilizada em diversos meios pedagógicos com diferentes anos de escolaridade no entanto tornava-se pertinente a existência de um estudo que analisa-se o seu potencial com utentes com paralisia cerebral ligeira. Para proceder a esta análise foram realizadas cinco sessões com dois utentes externos da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral. Os utentes têm hemiparesia sendo que um deles foi afetado na sua cognição. Durante as sessões recorreu-se à recolha de dados sobre os participantes (anamnese), à observação participante, à gravação audiovisual e à redação de um diário de bordo. Os dois utentes responderam a três questionários aplicados em momentos distintos e a fisioterapeuta dos utentes respondeu a uma entrevista estandardizada de final aberto. Os resultados obtidos indicaram que o Lego Mindstorms pode ser utilizado no contexto educativo destes utentes e como parte de uma terapia de reabilitação motora.
Cerebral Palsy comes from a brain injury or undevelopment of the brain that reaches beyond the human motor functions (speech, posture and movement) can cause a variety of perceptual or cognitive dysfunction (Valente, 1983). Given the diversity of functions that can be achieved, students with cerebral palsy require differentiated learning strategies, pedagogical intervention mechanisms adapted to each type of need. It was this sense that this project was born. The educational robotics in general and Lego Mindstorms in particular, has been used in various teaching methods with different years of schooling but became relevant to the existence of a study that analyzes the potential users with mild cerebral palsy. To carry out this analysis were five sessions with two external users of the Portuguese Association of Cerebral Palsy, and both users have hemiparesis on the side of the body and only one of them were affected in their cognition. During the sessions we used to collect data on participants (history), participant observation, recording and audiovisual writing a logbook. The two users answered three questionnaires and physical therapist at different times of the users answered a standardized open-ended interview. The results indicated that the Lego Mindstorms can be used in the educational context of these users and as part of a motor rehabilitation therapy.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação ), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5747
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