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Título: Para uma pedagogia integrada do ensino da língua e da literatura a falantes não nativos:a escrita ficcional de David Mourão-Ferreira
Autor: Meira, Maria José da Silva Paredes, 1954-
Orientador: Martins, Maria de Lourdes Câncio, 1944-
Palavras-chave: Teses de doutoramento
Issue Date: 2009
Resumo: Pretende-se, neste estudo, abrir um espaço de reflexão sobre o lugar do literário no ensino de uma língua não materna, sublinhando que uma aprendizagem baseada apenas em aspectos de natureza linguística, comunicacional ou utilitária se revela manifestamente insuficiente para esse efeito. Partimos, por conseguinte, do pressuposto que a aprendizagem de uma língua se mostra redutora e por isso incompleta sem o acesso à linguagem literária, lugar da sua plena funcionalidade. A nossa atenção centra-se numa abordagem da língua e das suas potencialidades expressivas: como instrumento de intercomunicação, como meio de acesso ao conhecimento e ao saber, como processo de representação do pensamento. No desenvolvimento da dissertação procuramos evidenciar que o domínio de um idioma não depende simplesmente de um processo de iniciação em termos de comportamentos verbais, mas deve envolver também uma apropriação literária e cultural. Sendo no texto literário que a língua se concretiza de forma mais plena e rigorosa, ele é seguramente um meio privilegiado de acesso ao conhecimento do idioma, por permitir o contacto com a dimensão estética e semiótica que a língua intrinsecamente também comporta. O nosso trabalho é norteado, não só pela reavaliação do lugar da literatura numa aula de português para estudantes não nativos, preconizando-se o retorno ao texto literário, embora sem lhe impor uma presença constante ou indiscriminada, mas também pelo lugar do texto literário no seu campo específico de estudos. Na última parte, estabelecemos uma aproximação à ficção novelística de David Mourão-Ferreira para ilustrar um tipo de comentário possível seleccionando como corpus textual as novelas reunidas na colectânea Gaivotas em terra, que mantêm uma significativa interacção com discursos do quotidiano, tornando-se, assim, de acesso mais fácil a um público não nativo a quem é dirigida a aprendizagem. O nosso objectivo é aqui averiguar as potencialidades dos dispositivos paratextuais, bem como das marcas de entrada e saída dos textos, no sentido de desenvolver competências de leitura e de estimular actividades de apropriação textual interactivas.
Descrição: Tese de doutoramento, Estudos de Literatura e de Cultura (Ensino da Literatura), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000559371
http://hdl.handle.net/10451/575
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