Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5750
Título: O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos
Autor: Estima, Helena Maria Ferreira e Silva, 1968-
Orientador: Fernandes, Domingos, 1953-
Palavras-chave: Avaliação em educação
Ensino da matemática
Exames escolares
Teses de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: Este trabalho tem como objectivo conhecer e compreender a forma como o exame influência as práticas de ensino, aprendizagem e avaliação desenvolvidas por duas professoras numa escola da região centro do país. A estratégia adoptada para a recolha de dados segue uma abordagem essencialmente qualitativa e interpretativa, tendo a observação de aulas, entrevistas de grupo focalizado aos alunos, análise documental e questionários sido os instrumentos privilegiados. Os resultados obtidos pelos alunos, ao nível das classificações internas finais e das classificações de exame foram um instrumento importante na interpretação dos dados qualitativos. Os resultados obtidos nesta situação concreta mostraram a existência de desvios reduzidos quando comparamos as classificações internas finais e as classificações de exame, nas duas turmas. No ponto de vista dos alunos esta situação é justificada pelo bom trabalho que a sua professora desenvolveu. As estratégias de ensino e aprendizagem são bastante diferentes nestas duas turmas, na turma A estas são principalmente da responsabilidade da professora e de natureza essencialmente transmissiva, enquanto na turma B a professora dá ênfase ao trabalho do aluno e é uma espécie de mediadora. Já em relação às práticas avaliativas adoptadas, estas mostram-se bastante próximas e, apesar da professora da turma B desenvolver em sala de aula práticas que envolvem avaliação formativa, estas não são consideradas pelos alunos como sendo momentos de avaliação e também não são tidas em conta quando a professora atribui as classificações. Assim, podemos dizer que em geral, a classificação interna final dos alunos nestas duas turmas se baseia essencialmente na vertente sumativa da avaliação.
This study aims to know and understand how the exam influences teaching practices, learning and assessment developed by two teachers in a school in central Portugal. The strategy used for collecting data follows an essentially qualitative and interpretive approach, having the classroom observation, focus group interviews with students, documentary analysis and questionnaires been the preferred instruments . The results achieved by students in the final internal ratings and in the exam results were an important tool in the qualitative data interpretation. The results achieved in this particular situation showed the existence of a reduced discrepancy when comparing the final internal results and the results of the exam in two classes. According to the students it is due to the good work that their teacher has developed. The teaching and learning strategies are quite different in these two classes. In class A they are mainly enforced by the teacher and essentially expositive, while in the B class the teacher emphasizes the students’ work and is a kind of mediator. In what concerns to assessment practices adopted, these appear to be quite close and although the class B teacher develops classroom practices involving formative assessment, these students don’t considered them as stages of evaluation and are not also taken into account when the teacher assigns the ratings. So we can say that in general, the final internal classification of pupils in these two classes is mainly based on summative evaluation.
Descrição: Tese de Mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto da Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5750
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie039839_tm.pdf846,89 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.