Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5752

Título: Estratégias para promover a integração de adultos pouco escolarizados na iniciativa Novas Oportunidades
Autor: Cunha, Alexandra Maria Lourenço da, 1972-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Adultos pouco escolarizados - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: O presente projecto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Formação de Adultos, com o objectivo de compreender de que forma os Centros Novas Oportunidades podem dar resposta aos adultos que não demonstram as competências básicas, de escrita, leitura e cálculo. O tema deste trabalho prende-se com o facto de o meu percurso profissional estar associado à Educação e Formação de Adultos, como professora de Ciências do Ambiente – Nível Básico e Ciências Naturais – Nível Secundário, como Coordenadora do Ensino Recorrente, e mais recentemente Coordenadora Pedagógica de um Centro Novas Oportunidades (CNO). Desta forma, a realização do Mestrado foi uma aposta na minha formação, aprofundando os meus conhecimentos na área da Educação e Formação de adultos. Pretende-se que a presente investigação contribua para compreender quais as respostas que os CNO podem oferecer aos adultos pouco escolarizados, que não demonstram as competências básicas de leitura, escrita e cálculo. Enquanto interveniente no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no papel de Coordenadora Pedagógica de um CNO, considerei oportuno colocar o problema que se apresenta, na medida em que o Coordenador de um CNO reúne as funções sistémicas de articulação dos princípios e metodologias orientadoras do processo RVCC, mediando as práticas e as directrizes entre a equipa técnico-pedagógica e a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ). Este trabalho é composto por três partes: um primeiro capítulo é uma narrativa autobiográfica sobre o meu percurso profissional; um segundo capítulo teórico, com o intuito de apresentar a súmula referente ao contexto teórico da problemática; e o terceiro capítulo composto pelo trabalho empírico. Esta experiência permitiu-me reflectir sobre a minha própria actividade profissional, fazendo um balanço e percebendo melhor as opções feitas ao longo do meu percurso.
This project was developed under the Master degree of Educational Sciences, specialization in Adult Education, in order to understand how the New Opportunities Centers can deal with. My work was developed having as a basis my work as Adult Education and Training monitor, as a teacher of Sciences - Basic Level and Secondary Level; as Coordinator of Pos Labour Education, and more recently Pedagogical Coordinator in a New Opportunities Centre (CNO). Thus, the realization of the Master Degree was a gamble in my training, improving my knowledge in the area of Education and Adult Education. It is intended that this research will help us to understand what answers can the CNO provide to adult with low educational skills that do not demonstrate basic skills in reading, writing and arithmetic. While intervening in the process of Skills Recognition, Validation and Certification (RVCC) in the role of a CNO Pedagogical Coordinator, I considered appropriate to emphasize that the problem presents itself, insofar as the Coordinator of a CNO meets the systemic functions of articulation of guiding principles and methodologies of the RVCC process, mediating practices and guidelines between the technical and pedagogical staff and the National Agency for Qualifications (ANQ). This work consists of three parts: a first chapter is an autobiographical narrative about my career, a second theoretical chapter in order to present a summary for the theoretical context of the problem, and the third chapter consists of the empirical work. This experience allowed me to reflect on my own practice as a teacher/trainer, getting aware and finding a justification for my choices made along my career.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5752
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039841_tm.pdf507,33 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia