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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5753

Título: Os formadores no processo de RVCC : práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais : a indução reflexiva
Autor: Lopes, Sandra Maria Costa, 1973-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Reconhecimento de competências
Indução
Trabalhos de Projecto de Mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Este trabalho de projecto foca-se na formação de adultos pouco escolarizados, no âmbito do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível secundário, e especificamente, nas actividades dos formadores dos Formadores de RVC. A primeira parte consiste essencialmente na revisão da leitura focalizada na perspectiva histórica das principais tendências das políticas educativas de adultos pouco escolarizados, a nível internacional e a nível nacional, para melhor compreensão dos princípios orientadores da educação dos dias de hoje e das actividades profissionais emergentes com principal focalização no papel dos Formadores de RVC. A segunda parte centra-se nas minhas experiências pessoais e profissionais na área da formação de adultos, na minha experiência enquanto Profissional de Reconhecimento e Validação de Competências (RVC) e no meu conhecimento sobre as funções dos Formadores de RVC. Na terceira parte, será apresentado o trabalho empírico. Este trabalho foi realizado numa tentativa de conhecer as estratégias ou técnicas utilizadas, na prática, pelos formadores do RVC para motivar e estimular para os adultos para a reflexão sobre as suas aprendizagens de vida. Será apresentado um diagnóstico resultante da informação recolhida e analisada e, por fim, um plano de intervenção com orientações que poderá se útil para o desempenho dos formadores de RVC.
This research project focuses on the training of adults who left school at an early age and are now trying to certify their competences in the process of Recognition, Validation and Certification (RVC) of high school. More specifically it focuses on the activities of the RVC trainers. The first section of this work is a literature review of the history of education policies in Portugal and abroad, especially those concerning adults with little schooling. This section’s purpose is to understand the guiding principles of today's education systems and the related emergence of new professional activities, with primary focus on the role of RVC trainers. The second section focuses primarily on my personal and professional experience in the area of training, as an expert technician in the Recognition and Validation of Competences (RVC), and on my inside knowledge of the RVC trainers’ tasks. In the third section an empirical study was conducted with the aim of understanding the strategies and techniques used by RVC trainers to motivate and stimulate adults to reflect on their life-long learnings. Furthermore, a diagnostic study taking into account the information gathered and analyzed from the empirical study, and lastly I will present an intervention plan that I believe will be helpful in the improvement of RVC trainers’ performance and results.
Descrição: Trabalho de Projecto de Mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5753
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