Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5754

Título: Técnico de diagnóstico e encaminhamento : funções, metodologias e constrangimentos
Autor: Godinho, Liliana Fernanda Pereira Rodrigues de Carvalho, 1975-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Formação de adultos
Profissionais de educação
Reconhecimento das qualificações profissionais
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: O presente Projecto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Formação de Adultos, e pretende através da reflexão sobre a prática enquanto Técnico de Diagnóstico e Encaminhamento: a) reflectir sobre as suas funções, b) reflectir sobre a metodologia que utiliza, c) reflectir sobre a sustentação dos encaminhamentos que realiza, d) reflectir sobre os constrangimentos inerentes a esta função, e e) apresentar propostas de intervenção futuras no sentido de uma maior qualidade do encaminhamento. Para contextualizar a problemática deste Projecto, primeiramente foi desenvolvido o enquadramento teórico a nível da educação e formação de adultos e do reconhecimento de adquiridos, seguido de um balanço reflexivo da minha experiência profissional como Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento. Por fim, apresenta-se as propostas de intervenção futuras.
This research project in the field of the Master of Educational Sciences, specialization in Adult Education, aims to understand through reflection on practice as Technician of Diagnosis and Guidance: a) think about the functions; b) think about the methodologies used; c) think about the constraints inherent to this function; d) reflect on the constraints inherent in this function and e) suggest proposals for future intervention towards a higher quality in the diagnostic phase and subsequent guidance. To contextualize the problematic that underlies this project, we primarily developed a historical framework in order to synthesize the field of adult education and training, as well as the recognition of acquired, followed by a thoughtful balance of a reflective balance of my professional experience and training as a Technique for Diagnosis and Guidance. Finally, we present proposals for future intervention.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5754
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039851_tm.pdf651,34 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE