Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5755

Título: A integração da perspectiva intercultural nos processos de RVCC
Autor: Fernandes, Helena Maria Verdasca, 1970-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos
Reconhecimento de competências
Educação intercultural
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: A presente investigação, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação: Educação e Formação de Jovens e Adultos pouco escolarizados, pretende saber como pode o processo de RVCC contribuir para a integração da população imigrante. O objectivo deste trabalho é ajudar na compreensão da problemática da imigração e deixar pistas de intervenção com um segmento da população que está envolvida em processos de RVCC e se encontra em situação acrescida de vulnerabilidade e de exclusão social. Para contextualizar esta problemática, comecei por fazer uma reflexão autobiográfica e procurou-se construir um quadro teórico que sustente a evolução do campo da educação e formação de adultos. A partir de uma abordagem humanista do fenómeno da imigração, tentou-se dar a conhecer a sua complexidade. Recorreu-se à metodologia do estudo de caso múltiplos, a partir de entrevistas com o objectivo de conhecer as perspectivas de três adultos estrangeiros, de forma a perceber como o processo pode contribuir para a sua integração. Os dados recolhidos foram estruturados em diferentes dimensões desta problemática, que sugerem áreas de interesse que poderão ser trabalhadas junto deste público. Considera-se que este estudo vai de encontro a uma abordagem holística do ser humano, que está subjacente ao modelo do RVCC, cumprindo por isso essa missão, rumo à qualidade do processo de RVCC.
This research, carried out within the Adult Education and Training: Adults and Young Education and Training with low qualifications, focuses on the study of how can RVCC process contribute to integrate the immigrant population. The aim of this work is to help a deeper comprehension of the immigration issue and leave a trail for future intervention with a population segment that is involved in the RVCC process and is in an increased situation of vulnerability and social exclusion. To contextualize this issue, I began to make an autobiographical reflection and tried to build a theoretical framework that supports the evolution of the field of education and training of adults. From a humanistic approach to the phenomenon of immigration, I have tried to make known its complexity. This research used the methodology of multiple case study, based on interviews with the aim to know the point of views of three foreign adults, to understand how the process can contribute to their integration. The data collected were organized into different dimensions of this problem, which suggest areas of interest that can be worked with this public. It is considered that this study makes a holistic approach to the human being, which underlies the model of RVCC, so fulfilling that mission, to quality of the RVCC process.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5755
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039849_tm.pdf752,73 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE