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Title: As desistências no processo de reconhecimento, validação e certificação de competências
Authors: Bernardo, Dina Sofia de Carvalho, 1973-
Advisor: Canário, Rui, 1948-
Keywords: Formação de adultos - Portugal
Adultos pouco escolarizados - Portugal
Certificação de competências
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: Este trabalho será realizado no âmbito da minha experiência profissional com adultos pouco escolarizados, nomeadamente os que, devido à pouca escolaridade, procuram ajuda nos Centros de Novas Oportunidades. O contacto com estes adultos que, por motivos vários, abandonaram a escola ainda em criança, fez-me refletir, partilhar perspectivas, incertezas e paradoxos na busca perseverante de respostas necessárias na promoção sempre espinhosa e exigente desse propósito mais nobre da Educação de Adultos que é o da transformação social e do desenvolvimento das pessoas, tendo em conta a historicidade das suas realidades concretas e contextualizadas. Este Projecto de Intervenção foi desenvolvido no domínio da Formação de Adultos, mais concretamente a nível do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) e tem como principal objectivo reduzir o número de desistências registadas no processo de RVCC nos Centros de Novas Oportunidades do Centro de Formação de Metalurgia e Metalomecânica de Caldas da Rainha. Este estudo empírico foi desenvolvido através da exploração documental, da análise e testemunhos de adultos que por diversos motivos desistiram do Processo de RVCC. Seguiram-se as entrevistas semi-directivas a adultos que desistiram do processo de RVCC e aos profissionais RVCC que os acompanharam assim como aos formadores das diversas áreas de competências-chave. Apresento uma caraterização do público alvo e o motivo que os fez abandonar o Processo de RVCC. Por fim, deixo um plano de intervenção que foi adotado no Centro de Novas Oportunidades do CENFIM de Caldas da Rainha como forma de, não só diminuir o número de desistências mas também trazer de volta ao CNO alguns dos adultos que, por diversos motivos, tinham abandonado Processo de RVCC.
Ce travail sera réalisé selon mon expérience professionnelle avec des adultes peu scolarisés, notamment ceux qui ont peu de scolarité, et qui recherchent de l´aide dans les Centres de Nouvelles Opportunités. Le contact avec ces adultes qui pour des raisons diverses ont abandonné l´école encore enfant, m´a fait réfléchir, partager des perspectives, des incertitudes et des paradoxes dans la recherche persévérente de réponses nécessaires dans la promotion toujours épineuse et exigente de ce propos très noble de l´éducation d´Adultes qui est la transformation sociale et le développement des individus, tenant compte de leur histoire, de leurs réalités concrètes et contextualisées. Ce projet d´Intervention a été développé dans le domaine de la Formation d´Adultes, plus concrètement au niveau de la Reconnaissance, Validation et Certification de Compétences (RVCC) et a comme principal objectif réduire le nombre d´abandons enregistrés dans ce processus RVCC dans les Centres de Nouvelles Opportunités du Centre de Formation de Métallurgie et Mécanique de Caldas da Rainha. Cette étude empirique a été développée à travers l´exploration documentaire, de l´analyse et témoignages d´adultes qui pour diverses raisons ont abandonné le processus RVCC. Ont suivis les entrevues semi-directives aux adultes du processus RVCC et aux professionnels RVCC qui les ont accompagnés bien comme aux formateurs des divers secteurs de compétences-clef. Je présente une caractérisation du public ciblé et le motif qui les a fait abandonner le Processus RVCC. Pour finaliser, je laisse un plan d´intervention qui a été adopté dans le Centre de Nouvelles Opportunités du CENFIM de Caldas da Rainha pour diminuer le nombre d´abandons mais aussi pour faire revenir au CNO certains adultes qui pour diverses raisons ont abandonné le Pocessus RVCC.
Description: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Educação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5756
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