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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5767

Title: Estrutura funcional RVCC-PRO
Authors: Mariani, Maria Manuela, 1973-
Advisor: Alves, Natália, 1958-
Keywords: Profissionais de educação
Reconhecimento de competências
Formação de adultos - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: O presente trabalho tem como pano de fundo a operacionalização dos processos de RVCC-PRO, centrados na figura do Profissional de RVC. Procura compreender as mutações que esta valência do sistema de RVCC tem sofrido nos últimos sete anos, quer ao nível do desempenho das funções dos elementos que constituem as equipas técnicas, quer da metodologia aplicada no reconhecimento de adquiridos. Tendo em conta algumas mutações identificadas, como sendo o aumento das funções do Profissional de RVC e a burocratização das tarefas inerentes, apresentamos neste trabalho (através da Estrutura Funcional RVCC-PRO) mecanismos que, desejamos, possam vir a auxiliar as equipas que estão no terreno. Simultaneamente, procuramos alertar a respeito do rumo a dar ao papel do Profissional de RVC. Os objectivos identificados no parágrafo anterior, núcleo deste trabalho, têm por base uma componente reflexiva do percurso de um Profissional de RVC, lavada a cabo através do registo autobiográfico. Procuramos demonstrar de que forma a consciencialização dos adquiridos, aliada à investigação da Educação de Adultos (outra componente deste trabalho), pode gerar novas necessidades, neste caso, formas de trabalhar. Concluímos com este trabalho ser fundamental para o Profissional de RVC a realização de um processo reflexivo (e de transferibilidade) dos seus adquiridos, tendo em conta a importância do meio envolvente e todo o conjunto de relações sociais que nele se desenrolam. Concluímos ainda, que o processo de RVCC-PRO teve um ponto de viragem com o aparecimento da Iniciativa Novas Oportunidades, o que obrigou a transformações ao nível da organização das equipas técnicas tendo a função do Profissional de RVC acumulado tarefas para além do reconhecimento de adquiridos, o que consideramos ter tido dois efeitos antagónicos: por um lado, o cariz metodológico desta função foi abafado pelos procedimentos administrativos, mas por outro, as equipas adquiriram práticas de trabalho mais organizadas.
The present document is mainly focused on the operationalization of the RVCC-PRO (recognition, validation and certification of professional competences for adults in the extent of lifelong learning process) processes, analyzing the person who promotes these moments, designated as RVC Professional. It is expected to understand the changes of the RVCC system over the last seven years, related to the level of responsibility’s performance of the technical teams and the methodology implemented on recognition of knowledge based on the lifelong learning. Considering some identified changes, as the increase of the RVC Professional responsibilities and the bureaucratization of the tasks on the process, in this document, are presented (through the functional structure of RVCC-PRO) tools, that mightily, in future support the field teams. At the same time, it is tried to analyze the role of the RVC Professional. The objectives identified in the previous paragraph, being the main thematic, are based in a reflection over the work of a RVC Professional, through a self biography data. It is expected to demonstrate in which way, the awareness of knowledge based on the lifelong learning, combined with the research of Adults Education (another part of this document), can develop new needs, and in this case, new ways of working. It is concluded that it is essential for the RVC Professional, to take a reflexive (and transferability) process of their knowledge based on the lifelong learning, considering the importance of the environment and the social relationships that are developed in, It is also concluded, that with the implementation of the New Opportunities program, the process of RVCC-PRO took same changes in terms of technical team organization, in which the RVC Professional has added responsibilities beyond the recognition of knowledge based on the lifelong learning. Facing this, it is considered to have two different effects: the methodological basis of this RVC Professional was absorbed by the administrative procedures and on the other side the teams obtained more organized work practices.
Description: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5767
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