Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5773

Título: O contributo dos processos RVCC nos adultos certificados para fomentar a aprendizagem ao longo da vida (ALV)
Autor: Morais, Soraia Santos, 1983-
Orientador: Canário, Rui, 1948-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Reconhecimento de competências
Aprendizagem ao longo da vida
Trabalhos de Projecto de Mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Um convite a uma incursão empírica, que tem como ponto de partida o balanço reflexivo e crítico sobre a minha experiência enquanto formadora de adultos, este trabalho de projecto encontra-se teoricamente fundamentado no que toca à Educação e Formação de Adultos. Este projecto permite a reflexão sobre o lugar em que me situo no panorama da Educação e Formação de Jovens e Adultos Pouco Escolarizados, na realidade portuguesa, na qual ousadamente questiono o que a minha percepção académica e de terreno me permite. Nessa diversidade, apresento na dimensão de um CNO, uma análise empírica comprovada, sobre o contributo dos processos de reconhecimento de adquiridos para fomentar, nos adultos certificados, uma postura activa no que toca à Aprendizagem ao Longo da Vida. É evidenciado o lado positivo destes processos e da Iniciativa Novas Oportunidades, aqui encarada como uma “rampa de lançamento” para o aprender a aprender.
This project is an invitation to an empiric incursion, which has got as a starting point the reflection and critical balance about my experience as an adult educator. This project work is theoretically grounded in Adult Education and Training. This project allows the reflection about the place in which I’m standing in scenery of Education and Training of Young People and Adults with low instruction, in the Portuguese reality, in I which boldly question what my academic and professional perceptions allow me to. In this diversity, I present in the dimension of a (Centro Novas Oportunidades) New Opportunities Center, an empiric proved analysis about the contribution of the acquired recognition processes to promote, in the certificated adults, an active posture related to Life Long Learning. It is underlined the positive side of this processes and the project New Opportunities, seen as an impulse to learn how to learn.
Descrição: Trabalho de Projecto de Mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5773
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039825_tm.pdf2,1 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE