Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
FC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5798

Title: Implementação de novas funcionalidades na aplicação avaliação de desempenho 360º (SIGA V 360) e criação do módulo CRM (SIGCRM)
Authors: Inácio, Sílvia Mendes
Advisor: Antunes, Luís Alberto dos Santos, 1967-
Amaral, Fernando
Keywords: CRM (Customer Relationship Management)
Avaliação de Desempenho 360º
C#.NET
ASP.NET
Web
Trabalhos de projecto de mestrado - 2007
Issue Date: 2007
Abstract: Este documento descreve o trabalho realizado no âmbito da disciplina Projecto em Engenharia Informática (PEI) do Mestrado em Engenharia Informática (MEI) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O projecto é desenvolvido numa instituição externa à faculdade, a Capgemini em Portugal, teve uma duração de 9 meses e foi inserido num estágio na instituição de acolhimento, no Departamento de Aplicações Standard. Para este projecto foram planeados trabalhos em duas aplicações do departamento, num sistema de avaliações de desempenho 360º, intitulado Sistema Integrado de Gestão – Avaliação de Desempenho 360º (SigAV360) e num módulo de CRM (Customer Relationship Management), designado Sistema Integrado de Gestão – Customer Relationship Management (SigCRM). São ambas as aplicações em ambiente Web. A aplicação SigAV360 já estava desenvolvida para um cliente específico do departamento, existindo a necessidade de tornar a aplicação standard. Os objectivos a realizar nesta aplicação são de reestruturar, melhorar e implementar novas funcionalidades. Para isso seria necessário melhorar o aspecto visual da aplicação, modificar o menu de acesso às funcionalidades da aplicação, desenvolver um sistema de navegação autónomo, independente do browser, a par da inclusão de pontos de referência relativos às páginas de navegação e incluir algumas novas funcionalidades como a importação de empregados de uma empresa do módulo SigGP (Sistema Integrado de Gestão – Gestão de Pessoal), a consulta dos relatórios estatísticos das avaliações e a duplicação de avaliações. Um levantamento de requisitos adequado e completo para uma aplicação standard de avaliações de desempenho, teria evitado esta reestruturação. Como contrapartida foi necessário realizar este levantamento de requisitos antes de se efectuar qualquer alteração à aplicação. Com este levantamento de requisitos adequado foi possível reestruturar o modelo de dados e código desenvolvido para a aplicação, alcançando desta forma os objectivos definidos. Para a aplicação SigCRM os objectivos são de criar o módulo CRM para o departamento, integrado numa equipa de desenvolvimento. Pretende-se que a equipa implemente na aplicação os conceitos de CRM. As reuniões diárias de toda a equipa e uma boa gestão e planeamento do projecto permitiram que os objectivos iniciais fossem cumpridos. Como base do desenvolvimento da aplicação usou-se algumas Framework’s pertencentes ao Departamento das Aplicações Standard. Estas foram desenvolvidas com linguagens C#.NET e ASP.NET e permitiram um desenvolvimento rápido e estruturado da aplicação. Ambas as aplicações foram desenvolvidas com as linguagens ASP.NET e C#.NET com o apoio da ferramenta Microsoft Visual Studio e Microsoft SQL Server.
This document describes the work carried through in the scope of the class Projecto em Engenharia Informática (PEI) of the Mestrado em Engenharia Informática (MEI) in Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa. The PEI was developed in an external institution to Faculdade de Ciências, in Capgemini at Portugal, it had a duration of 9 months and was inserted in a period of training in the institution, more precisely in the Department of Standard Applications. For this project it has been planed to work in two applications of the department, first in a 360º system of performance evaluations, entitled Sistema Integrado de Gestão – Avaliação de Desempenho 360º (SigAV360) and then in a module of CRM (Customer Relationship Management), entitled Sistema Integrado de Gestão – Customer Relationship Management (SigCRM). Both of the applications are developed for a Web environment. The SigAV360 application had been already developed for a specific customer of the department, but there is a need to make it a standard application. The aims on this application are to restructure, improve and implement new features. To accomplish this, it will be necessary to improve the visual aspect of the application, modify the functionality access menu, develop a navigation system independent of the web browser, along with the inclusion of reference points on the navigation pages and include some new features such as the importation of employees of the company integrated at the SigGP (Sistema Integrado de Gestão – Gestão Pessoal) module, the access to statistical reports of the evaluations and the duplication of the data related to a process of evaluation. A proper and complete removal of the requirements for a standard application of performance evaluations, could have avoided this necessary restructuring. In return, it was necessary to do this removal of requirements before any amendment on the application. With this proper removal of requirements it was possible to restructure the data base model and the source code related to the application, accomplishing the initial objectives. For the SigCRM application the goals were to create a module of CRM for the department, integrated in a team of development. The aim is to develop the CRM concepts. The daily meetings of the entire team and a good management and planning of the project permitted to accomplish this aim. Some Framework’s of the Department of Standard Applications were used as a base structure of the project. They have been developed using C#.NET and ASP.NET languages and enabled a rapid development and structured application. Both application were developed with ASP.NET and C#.NET languages and assistance of the tools Microsoft Visual Studio and Microsoft SQL Server.
Description: Trabalho de projecto de mestrado em Engenharia Informática, apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2007
URI: http://hdl.handle.net/10451/5798
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfc100000_tm_Sílvia_Inácio.pdf521.49 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE