Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5813
Título: Desenvolvimento Psicossocial de professores e futuros professores de ciências e matemática: Adaptação portuguesa de uma escala de avaliação
Autor: Veiga, Feliciano
Palavras-chave: Desenvolvimento psicossocial
Autoconceito
Avaliação
Satisfação profissional
Formação de professores
Data: 2004
Citação: 3º Simpósio Ensino das Ciências e da Matemática
Resumo: O desenvolvimento psicossocial de estudantes universitários, futuros professores, e de professores de ciências e matemática, considerado na perspectiva eriksoniana e estudos derivados, tem sido pouco estudado, sobretudo no âmbito da formação de professores. O presente estudo faz a adaptação do Inventory of Psycho-social Balance (IPB), desenvolvido por Domino & Affonso (1990). Com base numa amostra de 494 sujeitos (professores e futuros professores de ciências e matemática), o estudo da escala abrangeu a análise factorial — que evidenciou vários factores específicos —, e a determinação dos coeficientes de fiabilidade para diferentes grupos de pertença. Foram também realizadas análises correlacionais com as variáveis: competências para a promoção cognitiva dos alunos, competências do professor para lidar com a indisciplina, satisfação na escolha profissional, e número de reprovações havidas no percurso escolar. Os resultados salientam as qualidades da escala resultante, designada Escala de Desenvolvimento Psicossocial (EDPSI), bem como a sua utilidade para a investigação e a formação de professores de ciências e matemática.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5813
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