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Título: Realidade virtual : quasi-transferência de competências cognitivas (representação espacial e consciência situacional) a partir de simuladores de voo
Autor: Roda, Archer Lucas, 1977-
Orientador: Miranda, Guilhermina Lobato, 1956-
Palavras-chave: Tecnologias Educativas
Realidade virtual
Simulações por computador
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: O problema deste estudo consistiu em analisar se existe transferência de competências cognitivas (representação espacial e consciência situacional) do simulador não imersivo instalado num computador pessoal para o simulador semi-imersivo semelhante ao cockpit de um avião. Tentou-se resolver este problema, num quadro de quasi-transferência, através da constituição de um grupo experimental e de um grupo de controlo com o propósito de estudar a relação entre o treino em simulador não imersivo e o desempenho em simulador semi-imersivo, em termos de competências cognitivas de representação espacial e de consciência situacional. O grupo experimental participou numa simulação em um simulador não imersivo e de seguida participou numa simulação em um simulador semi-imersivo. O grupo de controlo apenas participou numa simulação em um simulador semi-imersivo. Foi utilizada uma prova colectiva de desenvolvimento lógico para controlar os resultados obtidos, aplicadas provas de navegação e de consciência situacional e analisados os dados através da aplicação de testes não paramétricos U de Mann Whitney ao nível de significância α= 0,05. Desta forma pretendia-se inferir que existem elementos comuns entre os simuladores que promovem uma transferência de aprendizagens. Não encontrámos valores estatísticos que sustentem as hipóteses do estudo. Sendo assim concluímos que não ocorre transferência entre os simuladores de voo não imersivo e semiimersivo, em termos de competências de navegação horizontal e vertical e em termos de competências de consciência situacional: percepção, compreensão e projecção. Os resultados encontrados sugerem a possibilidade da existência de uma transferência negativa em categorias em que ocorreu um decréscimo do desempenho: navegação vertical e compreensão.
The problem of this study consisted in analyze if there is cognitive skills transfer (spatial representation and situational awareness) from the non immersive flight simulator installed in a personal computer to a semi-immersive flight simulator similar to an airplane cockpit. This problem was attempted to be solved, in a quasi-transfer framework, through the formation of experimental and control groups to study the relationship between nonimmersive simulator training and semi-immersive performance, in terms of cognitive skills of spatial representation and situational awareness. The experimental group participated previously in a simulation in a non-immersive simulator and afterwards in a simulation in a semi-immersive simulator. The control group participated merely in a simulation in a semi-immersive simulator. It was used a collective cognitive development test to control the results, applied navigational and situational awareness tests and data was analyzed through the application of Mann Whitney U non parametric tests at the significance level α=0,05. This way, it has been tried to infer that there are common elements between the simulators which promote learning transfer. It was concluded that transfer does not occurs between the non-immersive and semiimmersive flight simulators, in terms of horizontal and vertical navigational skills and in terms of situational awareness skills: perception, comprehension and projection. We have not found statistical values that sustain this study hypothesis therefore we conclude that transfer between non-immersive and semi-immersive flight simulators - in terms of horizontal and vertical navigational skills and in terms of perception, comprehension and projection situational awareness skills - does not occurs. The results suggest the possibility of a negative transfer presence in such categories featuring a performance decrease: vertical navigation and comprehension.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5839
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