Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5849

Título: Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco
Autor: Xavier, Daianne Bastos, 1986-
Orientador: Esteves, Maria Manuela, 1949-
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Educação física
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Este estudo teve como objeto a formação inicial e os problemas encarados pelos professores iniciantes de Educação Física. O objetivo geral foi: problematizar a natureza dos problemas vivenciados por professores principiantes de Educação Física nos primeiros anos de atuação profissional no que concerne aos aspectos formativos e relacionais. Optamos por uma metodologia de caráter descritivo e exploratório, pois tinhamos como intuito descrever como decorria o processo na fase de ingresso à carreira docente, tendo como principal foco os contributos e a qualidade da formação inicial face aos problemas vivenciados pelo professor principiante e familiarizarmos com o fenômeno em investigação. A recolha de dados foi realizada junto à 82 sujeitos formados em uma Universidade Pública brasileira, através do inquérito por questionário, composto por cinco dimensões: formação inicial; relação com os alunos; relação com os colegas de trabalho; relação com a escola; e relação do professor com a profissão docente. Analisamos os dados com suporte do software estatístico SPSS 18.0, através das percentagens e da correlação de Spearman, que nos permitiu averiguar os problemas que se deparam os iniciantes nos seus quatro primeiros anos de atuação profissional. Os resultados obtidos levaram-nos a conhecer oito dos maiores problemas que estes professores iniciantes enfrentam: a dimensão formação inicial - com questões relacionadas a relação teoria-prática e a supervisão do professor de estágio; a dimensão relação com os alunos - com questões ligadas diretamente a intervenção didático-pedagógica do professor, seguido da dimensão relação da pessoa do professor com a profissão docente onde a insatisfação salarial e a dificuldade de encontrar emprego, são fontes de mal-estar na profissão. Por fim, deparamo-nos com aspectos relacionados as relações interpessoais no ambiente escolar: a dificuldade de adaptação dos principiantes ao grupo dos professores mais experientes por serem adeptos a rotinas e o baixo status da disciplina dentro da escola. O conhecimento destas dificuldades nos possibilitou dar um contributo, ainda que modesto, para a reconceptualização dos programas de formação inicial de professores que estão em vigor nas instituições de ensino superior brasileiras, principalmente aquela que estudamos, e em outros contextos internacionais.
This study was focused on the training and the problems faced by beginning teachers of Physical Education. The overall objective was: to discuss the nature of the problems experienced by beginning teachers of Physical Education in the early years of professional performance in regard to training and relational aspects. We opted for a methodology of descriptive and exploratory. We had the intention to describe the process as appeared from the stage of entering the teaching profession, with the primary focus for contributions and the quality of initial training and the problems experienced by the novice teacher and become familiar with the phenomenon under investigation. Data collection was conducted with 82 subjects trained in a Brazilian Public University, through the questionnaire, consisting of five dimensions: initial training, relationship with students; relationship with coworkers, relationship with the school and the relationship teacher with the teaching profession. We analyzed the data supported by SPSS 18.0, using the percentages and the Spearman rank correlation, which allowed us to ascertain the problems faced by the beginners in their first four years of professional performance. The results led us to meet eight of the biggest problems facing these beginning teachers: a initial training dimension - issues related to the theory-practice and supervision of the teacher internship, the relationship with students - with issues directly didactic-pedagogic intervention of the teacher, followed the size of the individual teacher's relationship with the teaching profession where the salary dissatisfaction and difficulty of finding employment, are sources of malaise in the profession. Knowledge of these difficulties has enabled us to make a contribution for the reconceptualization of training programs for teachers that are in place in institutions of higher education in Brazil, especially in those that we have studied, and in other international contexts.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5849
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039857_tm.PDF3,35 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE