Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5871
Título: Pensando a resiliência e a sustentabilidade das cidades: experiências na Iniciativa de Transição em Telheiras (Lisboa)
Autor: Matos, Filipe,1987
Orientador: Cachinho, Herculano,1960
Palavras-chave: Planeamento urbano - Lisboa (Portugal)
Desenvolvimento sustentável - Telheiras (Lisboa, Portugal)
Protecção do ambiente - Telheiras (Lisboa, Portugal)
Ecologia urbana
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: Num contexto de crise de modelo global, em que o ritmo e a escala das mudanças parecem ser mais intensos e agressivos que em qualquer outro período histórico, verifica-se a emergência de diversos movimentos sociais que questionam o modelo actual orientado pelo crescimento económico e que tendem a reflectir sobre novos indicadores de prosperidade. Este relatório pretende dar conta do processo de criação e desenvolvimento da Iniciativa de Transição em Telheiras (ITT), projecto comunitário desenvolvido sob o chapéu da Associação de Residentes de Telheiras (ART), e cuja metodologia foi inspirada no modelo de iniciativas de transição disponibilizado pelo movimento de Transição. A conclusão central do relatório é de que, numa comunidade com as características de Telheiras, apenas se alcançará uma eficaz mobilização para a resiliência comunitária e para a localização, se antes se criarem e fortalecerem as relações comunitárias e se treinarem as capacidades de participação e co-responsabilização dos membros da comunidade.
Abstract: In a context of global crisis, where the pace and scale of the changes seem to be more intense and aggressive than in any other historical period, we assist the emergence of social movements that challenge the current economic growth addicted model, speculating about new prosperity indicators and values. This document reports the creation and development of Iniciativa de Transição em Telheiras (ITT), a community project developed under the umbrella of Telheiras Neighbors’ Association (Associação de Residentes de Telheiras), whose methodology was based on the model of transition initiatives provided by the Transition Network. The report’s key finding is that a community with the characteristics of Telheiras, will only experience effective mobilization towards community resilience and localization, by creating and strengthening community relations and training the skills of participation and shared responsibility of the community members.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Geografia (Gestão do Território e Urbanismo), Universidade de Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5871
Aparece nas colecções:IGOT - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tm_filipe_matos.pdf7,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.