Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
FC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5881

Título: Data warehouse florestal: acompanhamento de obras de exploração
Autor: Afonso, Inês Alexandra Pereira
Orientador: Falcão, André Osório e Cruz de Azerêdo
Damásio, João
Palavras-chave: Obras de exploração
Data Warehouse
Indicadores de análise
Dimensões de análise
Dashboards
Trabalhos de projecto de mestrado - 2007
Issue Date: 2007
Resumo: O presente documento descreve o projecto Data warehouse Florestal que teve como objectivo principal o desenvolvimento de um protótipo de um Data warehouse para exploração de informação e tomada de decisão no processo de acompanhamento de obras de exploração do grupo Portucel Soporcel. Para o desenvolvimento deste projecto foi realizada a fase de levantamento de requisitos dos indicadores e dimensões de análise necessários. Procedeu-se à especificação de dashboards, da matriz de cruzamento de indicadores e dimensões de análise e posteriormente à especificação de interfaces de dados. Foi desenvolvida a fase de desenho da arquitectura e do modelo dimensional bem como do modelo de data staging. Como resultado final pretendeu-se a apresentação de um conjunto de dashboards realizados com recurso a ferramentas Microsoft, os quais se dividem em três vertentes para a área florestal do grupo Portucel Soporcel: COFOTRANS, Aliança Florestal e Prestadores de Serviços. Todo o trabalho descrito neste documento foi realizado no âmbito de um projecto individual não existindo uma equipa de trabalho.
This paper describes de project called “Data warehouse Florestal” which had as main goal the implementation of a prototype of a Data warehouse for information analysis and decision-making in the process of monitoring the forestree exploitation activity of Portucel Soporcel group. The development of this project involved a requirements analysis for the measures and dimensions analysis. It was done a dashboards specification and a measures and dimensions analysis matrix. It was developed the architecture design and the dimensional and the data staging modelling. As the final result was intended to produce a set of dashboards that were developed, using Microsoft tools. Those dashboards where classified in three distinct groups: Cofotrans, Aliança Florestal and Prestadores de Serviços. All work described in this document was developed as an individual project. No work team was created for this project.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2007
URI: http://hdl.handle.net/10451/5881
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfc095826_tm_Inês_Afonso.pdf1,38 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE