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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5894

Title: Avaliação em educação pré-escolar : dos fundamentos às práticas
Authors: Castilho, Aida Maria Maia, 1961-
Advisor: Rodrigues, Pedro, 1958-
Keywords: Avaliação em educação
Educação pré-escolar - Portugal
Teses de doutoramento - 2012
Issue Date: 2011
Abstract: Esta tese é o produto de uma investigação naturalista realizada em três salas de educação pré-escolar, nos anos escolares de 2007 e 2008, cujo objetivo foi o estudo das práticas de avaliação na educação pré-escolar. O enquadramento teórico inclui uma revisão de literatura cujo conteúdo versa, sobre o “estado da arte” da avaliação em educação no cruzamento com a pedagogia da infância, depois de revisitados os autores que se têm debruçado sobre esta temática, bem como o corpus de conhecimento produzido até ao momento atual. A metodologia assentou num modelo global de pesquisa que visou captar, identificar, compreender, analisar e interpretar o processo que os atores organizam, vivenciam e operacionalizam nas práticas de avaliação nas salas de atividade da educação pré-escolar. A natureza qualitativa e a feição etnográfica foram vincadas pela posição analítica e interpretativa de pôr em diálogo, através de entrevistas, as palavras dos atores e da investigadora, bem como a realização de observação participante. Os resultados mostram práticas de avaliação convergentes e divergentes que configuram diferentes possibilidades, face às diferentes opções curriculares para a educação infância em presença. Verificou-se uma interdependência entre avaliação e a regulação do processo educativo construído. Os resultados não apontam para qualquer tese geral e generalizável, sustentam, apenas lições e reflexões de conhecimento sobre modos e estratégias de operacionalizar práticas de avaliação na educação pré-escolar, emergindo num quadro global de exterioridade, entre o referencial normativo e o referencial teórico e ético da educação de infância. Em suma, a investigação mostra possibilidades de avaliação na educação pré-escolar, através da leitura e do cruzamento dos modos e estratégias de avaliação em presença nos três contextos educativos investigados. Os resultados encaminham-nos no sentido de um paradigma renovado e congruente com os desafios que se colocam à educação de infância num contexto cada vez mais globalizado e caracterizado pelo destaque crescente das orientações prescritivas e normativas na educação.
This thesis is the product of a research conducted in three rooms of preschool education during the school years 2007 and 2008, the objective being the study of evaluation practices in preschool education. The theoretical framework includes a review of literature whose content refers to the "state of the art" of the evaluation in education at the crossroads with the pedagogy of childhood, once revisited the authors who have discussed this matter, as well as the corpus of knowledge produced up to the present moment. The methodology was based on a comprehensive model of research that aimed to capture, identify, understand, analyze and interpret the process that actors organize experience and operationalize in assessment practices in the activity rooms of preschool education. The qualitative nature and the ethnographic feature were underlined by means of the analytical and interpretative position of putting into dialogue, through interviews, the words of the actors and of the researcher, as well as conducting participant observation. The results show convergent and divergent assessment practices that make up different possibilities, given the different curriculum options for the childhood education in question. One could watch interdependence between evaluation and regulation of the educational process built. The results do not point to any general and generalizable thesis, they just support lessons and reflections of knowledge about ways and strategies to operationalize assessment practices in preschool education, emerging in a global framework of exteriority, between the regulatory benchmarks and the theoretical and ethical benchmarks of the childhood education. In short, research shows possibilities of evaluation in preschool education, through reading and crossing of the corresponding assessment modes and strategies in the three educational contexts under research. The results lead us towards a renovated paradigm consistent with the challenges facing childhood education in an increasingly globalized framework characterized by the growing prominence of normative and prescriptive guidelines in education.
Le présent mémoire est le produit d'une recherche menée dans trois salles d'éducation préscolaire pendant les années scolaires 2007 et 2008, dont l'objectif était l'étude des pratiques d'évaluation dans l'enseignement préscolaire. Le cadre théorique comprend une révision de la littérature dont le contenu se penche sur «l'état de l'art» de l'évaluation en éducation au carrefour de la pédagogie de l'enfance, une fois revisités les auteurs qui ont analysé cette question, ainsi que le corpus de connaissances produit jusqu'à présent. La méthodologie s'est basée sur un modèle global de recherche qui visa capter, identifier, comprendre, analyser et interpréter le processus que les acteurs organisent, éprouvent et opérationnalisent dans les pratiques d'évaluation dans les salles d'activité de l'éducation préscolaire. La nature qualitative et la dimension ethnographique ont été soulignées par la position analytique et interprétative qui consista à mettre en dialogue, à travers des interviews, les paroles des acteurs et de la chercheuse, ainsi que la réalisation d'observation participante. Les résultats montrent des pratiques d'évaluation convergentes et divergentes qui matérialisent différentes possibilités, compte tenu des différentes options curriculaires pour l'éducation d'enfants en question. Il s'est avéré une interdépendance entre évaluation et la régulation du processus éducatif construit. Les résultats ne pointent vers aucune thèse générale et généralisable, ils soutiennent seulement des leçons et réflexions de connaissance sur des moyens et stratégies d'opérationnaliser des pratiques d'évaluation dans l'enseignement préscolaire, tout en émergeant dans un cadre global d'extériorité, entre le référentiel normatif et le référentiel théorique et éthique de l'éducation des enfants. En bref, la recherche montre les possibilités d'évaluation dans l'éducation préscolaire, à travers la lecture et le croisement des modes et des stratégies d'évaluation en question dans les trois contextes éducatifs étudiés. Les résultats nous conduisent vers un nouveau paradigme rénové et cohérent avec les défis qui se posent à l'éducation de l'enfance dans un contexte de plus en plus mondialisé et caractérisé par la prédominance croissante des orientations prescriptives et normatives en matière d'éducation.
Description: Tese de doutoramento, Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/5894
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