Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5926
Título: Recensão Crítica a Manuel Ferraz Lorenzo (ed.). Repensar la historia de la educación. Nuevos desafios, nuevas propuestas.
Autor: Magalhães, Justino
Palavras-chave: Historia da Educação
Novos desafios
Novas propostas
Historiadores
Pedagogistas
Data: Jun-2007
Editora: Carfax Publishing Taylor & Francis Group
Citação: Magalhães, Justino (2007). Manuel Ferraz Lorenzo (ed.). Repensar la historia de la educación. Nuevos desafios, nuevas propuestas. [Madrid: Biblioteca Nueva, 2005]. Paedagogica Historica, Vol. 43, nº 3, 2007, pp. 433-439
Resumo: A obra colectiva Repensar la historia de la education, organizada por Manuel Ferraz Lorenzo, é constituída por 13 estudos, correspondendo a igual número de capítulos, na generalidade elaborados por investigadores e historiadores espanhóis. Estes estudos desvelam as bases teóricas, o estatuto epistémico e o campo de desenvolvimento da história da educação, uma disciplina orientadora do estudo histórico-educativo da realidade educacional e dos processos educativos, passíveis de serem repensados e recriados. Articulada com o tronco comum da história, a história da educação tem tido, nas últimas décadas, um desenvolvimento autónomo e um reforço da sua especificidade. O conjunto de estudos deste livro assinala a orientação dessa inovação e procura esboçar os contornos e os campos de definição da disciplina de história da educação, no que se articula com a história e no que o passado educacional tem de força motriz de amplo alcance, para a superação da carga de imediatez da realidade social, cultural e educativa.O livro é constituído por cinco blocos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5926
ISSN: 0030-9230
Versão do Editor: www:http://tandf.co.uk
Aparece nas colecções:FPCE-UOE-HEEC- Outros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Manuel Ferraz Lorenzo.pdf100 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.