Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5926
Title: Recensão Crítica a Manuel Ferraz Lorenzo (ed.). Repensar la historia de la educación. Nuevos desafios, nuevas propuestas.
Authors: Magalhães, Justino
Keywords: Historia da Educação
Novos desafios
Novas propostas
Historiadores
Pedagogistas
Issue Date: Jun-2007
Publisher: Carfax Publishing Taylor & Francis Group
Citation: Magalhães, Justino (2007). Manuel Ferraz Lorenzo (ed.). Repensar la historia de la educación. Nuevos desafios, nuevas propuestas. [Madrid: Biblioteca Nueva, 2005]. Paedagogica Historica, Vol. 43, nº 3, 2007, pp. 433-439
Abstract: A obra colectiva Repensar la historia de la education, organizada por Manuel Ferraz Lorenzo, é constituída por 13 estudos, correspondendo a igual número de capítulos, na generalidade elaborados por investigadores e historiadores espanhóis. Estes estudos desvelam as bases teóricas, o estatuto epistémico e o campo de desenvolvimento da história da educação, uma disciplina orientadora do estudo histórico-educativo da realidade educacional e dos processos educativos, passíveis de serem repensados e recriados. Articulada com o tronco comum da história, a história da educação tem tido, nas últimas décadas, um desenvolvimento autónomo e um reforço da sua especificidade. O conjunto de estudos deste livro assinala a orientação dessa inovação e procura esboçar os contornos e os campos de definição da disciplina de história da educação, no que se articula com a história e no que o passado educacional tem de força motriz de amplo alcance, para a superação da carga de imediatez da realidade social, cultural e educativa.O livro é constituído por cinco blocos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5926
ISSN: 0030-9230
Publisher Version: www:http://tandf.co.uk
Appears in Collections:FPCE-UOE-HEEC- Outros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manuel Ferraz Lorenzo.pdf100 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.