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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5943

Título: Workforce scheduling em ambientes multiskilled
Autor: Godinho, Ana Raquel Duarte
Orientador: Telhada, João Miguel Paixão, 1971-
Palavras-chave: Workforce scheduling
Staffing
Forecasting
Gestão operações
Programação linear
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: Os processos de Workforce Scheduling têm uma importância elevada no contexto da gestão moderna de recursos humanos. A temática do Workforce Scheduling incorpora um conjunto vasto de subproblemas que surgem da necessidade dos responsáveis em dimensionar, ajustar e nivelar os seus recursos da forma mais adequada possível às realidades das suas operações. É fundamental articular previsões de necessidades com recrutamento e formação, bem como uma ajustada calendarização das tarefas. O Workforce Scheduling pode ter uma vertente operacional, ou uma componente estratégica, para a tomada de decisões. Para além da complexidade inerente à transversalidade do Workforce Scheduling, quando se trata de ambientes onde os recursos possuem capacidades para executar mais do que um serviçoo, a afectação de agentes a serviços ganha uma maior complexidade e importância. O facto de se tratar de ambientes multiskilled torna a possibilidade de combinações de tarefas vasta. Como forma de auxílio à tomada de decisões face aos horários dos agentes, é apresentado um modelo de resolução para problemas de calendarização de tarefas e recursos, no qual se define para cada tarefa as necessidades ao longo do tempo e o(s) skill(s) requerido(s) para a sua execução. O objectivo é afectar os recursos às tarefas de modo a satisfazer o melhor possível as necessidades colocadas, considerando os requisitos de negócio, as imposições feitas por parte do planeador, assim como as leis em vigor. É apresentado um modelo para a resolução do problema em programação linear, assim como outros modelos estendidos de modo a se estabelecerem comparações de resultados.
The Workforce Scheduling procedures have a high importance in the context of human resources management and its thematic incorporates a wide subset of problems. These problems arise from the managerial need of adjusting and optimizing resources in the most appropriate way, so that the proposed operational goals of the organization are met. In that way, it’s fundamental to articulate the requisite analysis of the task at hand with the recruitment, training and resource scheduling for that same task. The several stages that compose the Workforce Scheduling are going to be presented in detail in two ways: as an operational procedure and as a strategic component for decision making. Even though the Workforce Scheduling is transversal to the service requisites, team dimensioning, and resource scheduling, it becomes specially complex and meaningful when an environment is such that its agents can perform more than one kind of service, due to the multitude of skill combinations that are possible between those same agents. As such, a scheduling model is presented that defines the skills and resources required during a certain time line for the fulfillment of each task, in a way that will help in the decision process of allocating those same tasks and resources. The final objective is to bind tasks and required resources in a way that the business, management and legal requisites of the task are satisfied. Other extended models, simplified, are also presented and some comparison of results is done.
Descrição: Tese de mestrado, Gestão de Informação (Gestão e Análise de Dados), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/5943
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