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Título: O papel das famílias nos processos de aprendizagem matemática dos alunos: Caminhos para a inclusão ou retratos de formas (subtis) de exclusão?
Autor: César, Margarida
Palavras-chave: Matemática
Relação Escola/Família
Inclusão/exclusão
Poder
Issue Date: Apr-2012
Editora: ESE Santarém
Citação: Interacções, N.º 20, pp. 255-292 (2012)
Resumo: Diversos autores salientaram a importância do envolvimento das famílias nos processos de ensino e de aprendizagem. O insucesso escolar é um fenómeno selectivo e cumulativo, particularmente vivenciado por quem convive com situações de pobreza, baixa literacia das famílias, e/ou participação em culturas minoritárias e socialmente desvalorizadas. Em Portugal, a percentagem de alunos que não concluem a escolaridade básica ainda é elevada. Muitas famílias apresentam habilitações literárias ao nível do 1.º ciclo. Como a matemática é das disciplinas onde o insucesso académico e a rejeição mais se fazem sentir, decidimos estudar como os diversos agentes educativos se relacionam com a aprendizagem da matemática e que expectativas mútuas têm em relação a cada um deles. Este trabalho pertence ao projecto FAMA – Family Maths for Adult Learners –, um projecto internacional. Assumimos uma abordagem interpretativa e um design de estudos de caso intrínsecos (um por país). O de Portugal refere-se a uma escola dos arredores de Lisboa, inserida num meio desfavorecido. Decidimos triangular as fontes (professores, alunos e famílias), os instrumentos (recolha documental, questionários, entrevistas e focus groups) e os investigadores que fizeram a recolha de dados, bem como o tratamento e análise dos mesmos. Os resultados iluminam as dificuldades que a maioria das famílias sente no acompanhamento dos processos de aprendizagem matemática dos educandos e alguns equívocos no que se refere às expectativas mútuas dos diversos grupos de agentes educativos considerados.
Many authors highlighted the importance of families’ engagement in the teaching and learning processes. Underachievement is a selective and cumulative phenomenon specially experienced by those who face poverty situations, whose families accomplished low levels of literacy, and/or participate in cultural minorities that are socially undervalued. In Portugal the percentage of students who do not accomplish the compulsory education is high. Many students are part of families that present low levels of qualifications. As mathematics is one of the subjects in which the academic underachievement and its rejection are higher, we decided to study how the expectations of different types of educational agents regarding each one of them. This work is part of the FAMA – Family Maths for Adult Learners – project, an international project. We assumed an interpretative approach and an intrinsic case study design (one per country). In Portugal we selected a school in a poor area in the surroundings of Lisbon. We decide to triangulate the sources (teachers, students, and families), the instruments (documents, questionnaires, interviews, and focus groups), and the researchers who participated in data collection, as well as in the data treatment and analysis. The results illuminate the difficulties that the majority of the families feel when they support their children’s mathematical learning processes. They also illuminate some misunderstandings regarding the mutual expectations of each one of the three groups of educational agents.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5961
Versão do Editor: http://revistas.rcaap.pt/index.php/int
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