Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
FC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5964

Título: Estágio no Departamento de Suporte Técnico Aplicacional IT OSS (Operational Support Systems)
Autor: Mafra, Marta Susana Neves dos Santos
Orientador: Correia, Luís Miguel Parreira e, 1959-
Pereira, João Carlos
Palavras-chave: PEI
Suporte técnico aplicacional
SONAECOM
Service Desk (Remedy)
Automatizações
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: Este documento descreve a actividade desenvolvida durante o estágio que foi realizado na SONAECOM, empresa sediada no Parque das Nações, por intermédio da NOESIS, estágio esse que se enquadrou no âmbito do Mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências de Lisboa (FCUL). O referido estágio decorreu no departamento de Suporte Técnico Aplicacional, onde são efectuadas tarefas como identificar, analisar, acompanhar e resolver todos os incidentes e problemas que surjam no âmbito de uma ou mais aplicações. À responsabilidade da equipa de suporte técnico estão também a implementação de scripts de verificações/validações de diversos aspectos do sistema, a geração e o envio de relatórios devidamente estruturados, e/ou ainda, a configuração de novos alarmes nas aplicações à medida que estes se vão revelando necessários, diminuindo dessa forma os tempos de resposta aos problemas/necessidades identificados em cada aplicação. Serão descritas neste relatório as tarefas diárias e os scripts implementados, bem como o ambiente em que o trabalho decorreu, as diversas ferramentas utilizadas e as formações consideradas necessárias para a realização deste estágio.
This document describes the activities undertaken during the internship that was held at SONAECOM, with headquarters in Parque das Nações, through NOESIS. The internship falls in the scope of the Masters degree in Computer Engineering of Faculdade de Ciências de Lisboa (FCUL). The referenced internship took place in the Technical Support Application department, which main tasks are to identify, analyze, monitor and resolve all incidents and issues that arise in connection with one or more applications. The technical support staff responsibility is also to implement checking scripts/validations of several aspects of the system, to generate and submit reports properly structured, and/or to configure new alarms in applications as they are necessary, reducing the response times to needs identified in each application. This report will describe the daily tasks and scripts implemented and the environment in which the work took place, the various tools used and the training deemed necessary to complete this internship.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Engenharia Informática (Sistemas de Informação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/5964
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfc100073_tm_Marta_Mafra.pdf1,97 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE