Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5965
Título: Processos de inclusão de dois alunos surdos nas aulas de matemática do 12º ano de escolaridade
Autor: Borges, Inês
César, Margarida
Palavras-chave: Educação inclusiva
Surdos
Matemática
Ensino regular
Padrões interactivos
Data: 2011
Editora: Pin - Pro-inclusão
Citação: Educação inclusiva, vol. 2, n.º 2, Dez. 2011
Resumo: As mudanças sociais e legislativas das últimas décadas trouxeram desafios à comunidade educativa portuguesa, como a inclusão de alunos categorizados como apresentando necessidades educativas especiais frequentando o ensino regular. Focámo-nos nas adaptações realizadas nas práticas pedagógicas para que dois alunos Surdos pudessem aprender Matemática com os colegas ouvintes. Assumimos uma abordagem interpretativa e um design de estudo de caso intrínseco. Pretendemos estudar os facilitadores e as barreiras à comunicação e ao acesso às ferramentas culturais da matemática, por parte de alunos Surdos, numa turma do ensino regular. Os participantes foram os dois estudantes Surdos (12.º ano de escolaridade), a professora de Matemática, os colegas de turma e a professora de Educação Especial. Os instrumentos foram: observação, entrevistas, conversas informais, protocolos dos alunos e recolha documental. Os dados foram analisados através de uma análise de conteúdo de índole narrativa, sucessiva e sistemática, da qual emergiram categorias indutivas de análise. Nos resultados apresentamos os principais padrões de actuação que se destacaram nas aulas a que assistimos e que facilitaram a comunicação e aprendizagem da Matemática destes dois estudantes Surdos, promovendo uma maior inclusão dos mesmos, tanto no processo de ensino e aprendizagem da turma, como no grupo de pares.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5965
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Borges & César.pdf3,11 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.