Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5978

Título: Viver a leitura : a dinamização da leitura na Biblioteca Qe
Autor: Lopes, Vera Lúcia Simões, 1985-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Deficiência mental
Leitura - Portugal
Trabalhos de Projecto de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: O acto de ler significa, a prática de fazer as palavras fazerem sentido, de compreender e de relacionar as vivências que a compreensão das palavras proporciona e, deste modo, com o passar dos tempos o Homem foi percebendo o valor que a leitura tem para o seu desenvolvimento pessoal e social. O presente Trabalho de Projecto de Intervenção tem como principal finalidade a o desenvolvimento de um projecto de dinamização da leitura para indivíduos com atraso de desenvolvimento intelectual. O principal intuito da finalidade apresentada, relaciona-se com a importante necessidade de o público-alvo compreender a importância da leitura no processo de desenvolvimento pessoal. O projecto terá por base a realidade da Associação Qe Sintra. Com o desenvolvimento deste Projecto de Intervenção espera-se que os alunos da Associação Qe desenvolvam o gosto e o nível de compreensão da leitura, promovendo o desenvolvimento pessoal e educativo para que a cada dia os alunos da presente Instituição consigam transforma-se em cidadãos críticos e criativos para conseguirem uma integração plena na sociedade do conhecimento.
The act of reading means, the practice of making words make sense, to understand and relate their experiences that provides understanding of words and thus with the passing of time man began to realize the value that has to read your personal and social development. This Work Intervention Project whose main purpose is to develop a dynamic project of reading for individuals with intellectual developmental delay. The mais purpose of the other presented, relates to the important need for the audience to understand the importance of reading in the process of personal development. The project will be based on the reality of the Association Qe Sintra. With the development of Intervention Project expected that students develop the Association Qe taste and level of reading comprehension, promoting personal development and education so that each day the students of this institution can be transformed into critical citizens creative to achieve full integration in the knowlwdge society.
Descrição: Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5978
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039881_tm.pdf3,1 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE