Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5980

Título: Dar a conhecer : a informação que liga as escolas do agrupamento de Marrazes
Autor: Bernardino, Fernando Manuel Henriques, 1964-
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação
Multimédia
Edição electrónica
Trabalhos de Projecto de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: O presente trabalho de projecto desenvolveu-se no Agrupamento de Escolas de Marrazes, Leiria, tendo-se organizado em torno da implementação de uma plataforma colaborativa online para publicação e divulgação de informação sobre as actividades e as iniciativas das diferentes escolas do Agrupamento do 1º Ciclo e dos 2º e 3º Ciclos, ligando-se igualmente à avaliação do impacto percepcionado de tal iniciativa durante o ano lectivo de 2010/2011. O projecto nasce da necessidade evidenciada pelos professores do Agrupamento da existência de uma página web de comunicação e partilha de conteúdos com vista a dar uma maior visibilidade ao Agrupamento junto da comunidade local e exterior e de manter também toda a informação centralizada na página online. A participação na publicação de artigos foi aberta a todos os professores e alunos e também a agentes associados á comunidade local, como as associações de pais ou outros agentes educativos envolvidos com a actividade do Agrupamento. A base tecnológica assenta no software Joomla, seguindo o princípio de código aberto (open source) que permite integrar um conjunto de módulos e componentes que facilitam a edição e publicação de informação multimédia. A avaliação da implementação do projecto foi feita com base na análise dos conteúdos públicos da plataforma em causa e através da aplicação de questionários em dois momentos diferentes do projecto, previamente à: implementação do projecto, com o propósito de diagnosticar a pertinência do projecto evidenciada pelos professores, e posteriormente à implementação da plataforma, com o propósito de analisar a percepção que os professores tinham do impacto conseguido com o projecto em causa.
The present project was carried out in the “Agrupamento de Escolas de Marrazes” (Group of Schools) in Leiria, having been organized around the implementation of a online collaborative platform aiming to support the publication and dissemination of the information about the activities and the initiatives at the different f 1st cycle and 2nd and 3rd cycles schools, and equally concerned the evaluation of the perceived impact of such initiative during the 2010-2011 school year. The project arises from teachers’ need of a webpage for communication and content sharing, which also aimed to promote a wider visibility for the Schools’ Group inside and outside the community and also to keep all the information centralized in the web page. The Participation in the publishing activity was opened to all teachers, students and also to other local community agents, such as the parent’s associations or other educational agents involved with the Group activity. The technological base of the project lies on the Joomla software, a online platform that follows the open source principles and which allows to integrate a set of modules and components that facilitates the edition and publication of the multimedia information. The evaluation of the project implementation was based on the analysis of the public contents published on the platform and also on the application of questionnaires in two different moments of the project: before the implementation of the platform, with the purpose of diagnosing the relevancy of the project evidenced by the teachers, and after the implementation of the platform, with the aim of analyzing the perception that teachers had of the impact achieved by the referred project.
Descrição: Trabalho de Projecto de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5980
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039885_tm.pdf1,42 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE