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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5983

Title: Uma abordagem ao e-learning na formação profissional : estratégias para o sucesso de modelos de aprendizagem assíncronos, sem sistema de tutoria
Authors: Sampaio, Ana Margarida Tavares Nunes de Carvalho, 1977-
Advisor: Miranda, Guilhermina Lobato, 1956-
Keywords: Andragogia
Avaliação das aprendizagens
E-learning
Aprendizagem computacional
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: Na sociedade global em que vivemos, a formação profissional circunscrita a quatro paredes frequentemente se revela como uma opção pouco viável, sobretudo quando estamos em presença de organizações de grande dimensão e com colaboradores dispersos por diversas geografias. Apesar desta realidade, a necessidade de actualização de conhecimentos é uma constante, de forma a garantir a competitividade dos recursos humanos nas organizações. É neste contexto que surge a crescente adesão por parte das organizações a metodologias formativas baseadas no e-Learning, onde a tecnologia é um complemento auxiliar e sinérgico ao processo de distribuição dos recursos de aprendizagem. O e-Learning atrai a população adulta pela flexibilidade que o caracteriza, possibilitando a conjugação de factores profissionais e pessoais e a possibilidade de aceder ao curso no local pretendido, no horário que mais se adequa e ao ritmo que o próprio pretende impor à sua aprendizagem. Da mesma forma, atrai os Departamentos de Recursos Humanos, na medida em que possibilita levar a formação, de forma simultânea, a um grande número de colaboradores, dispersos geograficamente e sem implicar ausências no local de trabalho. O presente estudo visa compreender qual a influência da aplicação dos Princípios da Aprendizagem Multimédia (Mayer, 2001) no sucesso ao nível da aprendizagem (Kirkpatrick, 1994) aquando da aplicação do e-Learning 100% assíncrono, sem sistema de tutoria associado. O trabalho de investigação foi realizado numa empresa que utiliza o e-Learning 100% assíncrono, sem sistema de tutoria associado, como metodologia principal de formação, através da análise dos resultados da avaliação da aprendizagem. Esta empresa recorre à metodologia de e-Learning da forma acima descrita pelo facto de ter um grande número de colaboradores, os quais estão dispersos geograficamente e possuem necessidades formativas recorrentes inerentes ao facto da empresa operar no sector financeiro. Atendendo às características do contexto do estudo, optou-se por utilizar uma amostra de conveniência constituída por vinte e cinco Frameworks de e-Learning disponíveis na oferta formativa da empresa no período de investigação (Janeiro de 2010 a Junho 2011), aplicando métodos de Regressão Categorial via Optimal Scaling. Apesar da existência de algumas limitações que acompanharam a realização do estudo, nomeadamente o facto de apenas ter sido possível utilizar uma amostra de conveniência e o recurso a métodos não interferentes para recolha de informação associada ao trabalho de investigação, as conclusões alcançadas apontam para a tendência de melhores resultados na avaliação média da aprendizagem em Frameworks de e-Learning com maior evidência de presença dos Princípios da Aprendizagem Multimédia (Mayer, 2001).
In the global society where we live on, professional training limited to four walls reveals itself as an option with low viability, especially in the case of large companies with its workers dispersed by different geographies. Despite this reality, the need for knowledge update is constant to warrant human resources competitiveness. In this context, e-Learning based training methodologies grow in organizations, where technology is an auxiliary and synergic component of the learning resources distribution process. E-Learning attracts the adult population with the flexibility it provides, enabling the professional and personal factors conjugation, with the possibility to access the training courses on a selected localization, with schedules and rhythm that each one find more adequate for its own learning. In the same way, attracts Human Resources Departments, enabling the possibility to provide training, simultaneously, to a large number of workers, geographically dispersed without implying an absence from their work place. This study aims to verify the influence of the Multimedia Learning Principles (Mayer, 2001) on the learning evaluation level (Kirkpatrick, 1994) when applying 100% asynchronous e-Learning with no tutoring system. The research was made on a company, which uses as its main training methodology a 100% asynchronous e-learning with no tutoring system, through the analysis of its learning evaluation results. This company applies the referred e-Learning methodology because of its large number of workers, who are geographically dispersed and have recurrent needs of training related to the company’s financial sector operation. Considering this study’s context characteristics, we opted for using a sample by convenience with twenty five e-Learning Frameworks available on the company’s training offer for the research period (from January 2010 to June 2011), applying Categorical Regression methods via Optimal Scaling. Despite some limitations of our research, namely the fact that it was only possible to use a convenience sample and the use of non-interferent methods for data collecting, our conclusions aim to the tendency for better average results on learning evaluation in e-Learning Frameworks with a larger evidence of presence of the Multimedia Learning Principles (Mayer, 2001).
Description: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5983
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