Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5984
Título: Integração das TIC na disciplina de Educação Tecnológica : potencialidades e desafios
Autor: Campos, António Olímpio Dias
Orientador: Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Palavras-chave: Tecnologias educativas
Educação tecnológica
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: O uso generalizado das TIC é hoje uma realidade incontornável, tanto em contextos pessoais como profissionais ou académicos, criando “agitação” nas escolas e alterando o modo como se trabalha. Enquanto professor, profissional, foi esta vertente que nos interessou abordar na investigação que realizámos, e que teve como objecto de estudo a disciplina que leccionamos, a disciplina de Educação Tecnológica. Enquadrada na área das Ciências da Educação, a investigação que realizámos foi estruturada tendo como base três eixos de reflexão decorrentes do mesmo número de questões de investigação: o que é a disciplina de Educação Tecnológica? O que pensam os professores de Educação Tecnológica da sua disciplina? E que potencial pedagógico têm as TIC para que se possam integrar, com vantagens, nas práticas pedagógicas da disciplina de Educação Tecnológica? A resposta a estas três questões da investigação desenvolveu-se autonomamente, pelo menos na fase de recolha e análise de dados, com recurso a diferentes tipos de instrumentos e técnicas de natureza qualitativa. Na fase de interpretação dos resultados, procedemos à articulação e triangulação dos resultados mais salientes de cada um dos eixos de análise, permitindo a elaboração posterior de um conjunto de conclusões sobre a pertinência da inclusão das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas da disciplina de Educação Tecnológica. Estas conclusões sugerem, de forma particular, a necessidade de valorização da autonomia do aluno e a promoção do uso das tecnologias digitais nas actividades de aprendizagem. O estudo sugere ainda o reconhecimento da importância do papel dos professores na exploração dessas tecnologias para os objectivos da disciplina de Educação Tecnológica.
The common use of ICT is now a fact of life in personal, professional and academic contexts creating a certain “fuss” in schools and contributing to change the way we work. As teachers, these were the aspects that interested us and which we decided to research in the context of the subject of Technology Education (Educação Tecnológica). In the context of Educational Sciences, the research we have done has been structured based on three axes of reflection arising from the same number of research questions: what is the subject of Technology Education about? What do teachers of Technology Education (Educação Tecnológica) think about the subject they teach? What is the pedagogical potential of ICT that might make them profitable in the practice of Technology Education (Educação Tecnológica)? The answer to these three research questions evolved independently during the process of collecting and analyzing data, using different types of tools and techniques of qualitative nature. When interpreting the results, we proceeded to the articulation and triangulation of the most relevant results of each axes of analysis, conducting to further elaboration of a set of conclusions on the relevance of including information and communication technologies (ICT) in teaching practices in the subject of Technology Education (Educação Tecnológica). The results of this research suggest that there is a need to enhance student’s autonomy and to promote the use of digital technologies in learning activities. The study also suggests the recognition of the important role of teachers in the exploitation of these technologies in order to accomplish the objectives of the subject of Technology Education (Educação Tecnológica).
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5984
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.