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Title: Plataformas de gestão de aprendizagem e inovação educativa : contextos e práticas de colaboração
Authors: Maio, Vicência Maria Gancho do, 1958-
Advisor: Chagas, Isabel, 1952-
Figueira, Eduardo, 1942-
Keywords: Inovação educativa
Tecnologias educativas
Software educativo
Teses de doutoramento - 2012
Issue Date: 2011
Abstract: Com o propósito de contribuir para o conhecimento dos processos de integração educativa de plataformas LMS numa perspetiva de inovação, a investigação incidiu sobre práticas e contextos de utilização do Moodle e sobre o contributo do uso desta tecnologia nos processos colaborativos. A investigação compreendeu três fases: exploratória, imersiva e folow-up. Na primeira, através da aplicação de um questionário, foi possível traçar um esboço da expressão do Moodle num conjunto de 92 escolas do 3º ciclo e/ou secundário. A segunda fase centrou-se na análise de conceções, contextos e práticas de utilização de plataformas LMS e desenvolveu-se em duas etapas nas quais participaram diferentes grupos de informantes. Uma entrevista focus group e uma ação de formação contínua de professores, na modalidade de círculo de estudos, desenhada para promover as práticas colaborativas com recurso à plataforma Moodle. Na fase de follow-up investigou-se a relação entre o processo formativo e as práticas dos professores ao nível da utilização da plataforma Moodle e das práticas de colaboração. Seguindo uma metodologia interpretativa, a segunda e a terceira fases implicaram a combinação de técnicas e de diversos instrumentos de recolha de dados: entrevistas semi-estruturadas (focus group e individuais), questionários, registos de interações na plataforma e outros vestígios digitais. Em ambas as fases, os dados recolhidos foram predominantemente qualitativos, sob a forma textual, pelo que a análise de conteúdo foi a técnica dominante. Recorreu-se também a técnicas específicas de análise de redes sociais e ao tratamento estatístico considerado adequado face à problematica em estudo. A investigação forneceu evidências que permitem identificar um conjunto de fatores críticos nas práticas de utilização educativa do Moodle, ao nível da escola, dos professores e dos processos formativos e que são essenciais para a compreensão dos processos de integração da plataforma como suporte ao desenvolvimento do trabalho colaborativo.
In order to contribute to the knowledge of the processes of educational integration of LMS platforms from an innovation perspective, this research focused on practices and contexts of Moodle’ uses and on the contribution of this technology for collaborative learning processes. The research consisted of three phases: exploratory, immersive and follow-up. In the first phase was administrated a questionnaire to a sample of schools. A picture of the coverage and extension of the Moodle’s uses was drawn from data gathered in a set of 92 schools of the 3rd cycle of basic education and / or secondary education. The second phase was focused on the analysis of teachers' conceptions, contexts and practices in the use of LMS platforms developed in two stages with the participation of different groups of key informant persons: a focus-group interview and a continuing teachers training programme - in the form of study circle - designed to promote collaborative practices using the Moodle platform. During the follow-up phase, the study has researched the relationship between the training process and teachers’ collaborative learning practices through using the Moodle platform. The second and third phases involved the combination of several techniques and data collection instruments following an interpretive methodology: semi-structured interviews (focus-group and individual), records of social interactions in the platform, other digital vestiges and questionnaires. In both phases, the collected data were predominantly of a qualitative nature and content analysis was the dominant technique. Specific techniques of social network analysis and statistical data analysis considered appropriate were also used. The research results provided evidence to identify a set of critical factors in the practices of educational uses of Moodle at level of school, teachers and the training processes. Comprehending those factors is fundamental to understand the use of the platform to support the development of collaborative learning.
Description: Tese de doutoramento, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/5999
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