Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
Unidade Orgânica da Educação (FPCE - UOE) >
GI Desenv. Curricular, Avaliação Educ., Tec. Educativas (FPCE-UOE-DCAETE) >
FPCE-UOE-DCAETE- Capítulos de Livros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6000

Title: Formação – Acção – Reflexão: Um modelo de preparação de professores para a integração curricular das TIC
Authors: Costa, Fernando Albuquerque
Viseu, Sofia, 1975-
Keywords: Formação de professores
TIC
Modelo FAR
Portugal
Issue Date: 2008
Publisher: Porto Editora
Citation: COSTA, Fernando & VISEU, Sofia (2008). Formação – Acção – Reflexão: Um modelo de preparação de professores para a integração curricular das TIC. In Fernando Costa, Helena Peralta & Sofia Viseu (Eds.). As TIC na Educação em Portugal. Concepções e práticas. Lisboa. 238-258.
Abstract: O vertiginoso desenvolvimento tecnológico dos últimos anos e a grande difusão das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sociedade, são dois aspectos marcantes do nosso tempo e que merecem especial atenção, nomeadamente por todos os que, directa ou indirectamente, têm responsabilidades na Educação. De facto, os computadores pessoais e as tecnologias digitais que lhe estão associadas tornaram-se parte integrante do dia-a-dia da sociedade contemporânea, sendo visíveis mudanças substanciais no modo como trabalhamos, como comunicamos uns com os outros, como produzimos, enfim, como vivemos (Castells, 2001, 2002). Nos mais diversos sectores da actividade humana é não só reconhecido o seu enorme potencial, como se vulgarizou a ideia de ser uma poderosa ferramenta para resolver problemas do quotidiano ao alcance de qualquer um. Uma questão crucial que é fundamental colocar, nomeadamente por todos quantos se interessam ou têm responsabilidades na Educação, tem a ver com o modo como a Escola tem equacionado o seu papel neste cenário de mudança e de desenvolvimento tecnológico e à eficácia com que tem sido capaz de o fazer. Uma vez que os resultados da integração das tecnologias na escola não são globalmente satisfatórios, (muito longe disso, aliás) qualquer que seja a dimensão que se considere (ACE, 2002; F. A. Costa, 2004; Cuban, 2001; OCDE, 2006; Paiva, 2002; Salomon, 2002) e salvaguardando naturalmente a diversidade de situações e variações de contexto para contexto, parece-nos particularmente pertinente que se questione por que é que não se vislumbram cenários optimistas em termos de um efectivo e generalizado uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação, mesmo em países com mais recursos económicos e com sistemas de formação de professores especialmente orientados para esse fim, como é o caso, por exemplo, em termos europeus, da Suécia (Wallin, 2005) ou Finlândia (Franssila & Pehkonen, 2005). Que papel podem desempenhar os professores nesse processo e, mais concretamente, que tipo de preparação é necessário adquirirem para usarem as tecnologias regularmente nas suas práticas lectivas, são as questões centrais do trabalho que temos vindo a desenvolver e parte do qual gostaríamos de partilhar com o leitor. Com esse propósito, apresentar-se-ão aqui os fundamentos e a estrutura de um modelo de formação de professores especialmente concebido para levar os professores a usarem as TIC na actividade curricular dos seus alunos e alguns resultados da aplicação do referido modelo numa situação concreta. Como enquadramento prévio, começamos por apresentar algumas ideias de síntese sobre a importância do papel dos professores e dos sistemas de formação para o objectivo de generalização do uso das TIC na Escola.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/6000
Appears in Collections:FPCE-UOE-DCAETE- Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
(2008)COSTA,F&VISEU;S(ModeloFAR).pdf5.49 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE