Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6008
Título: Ensinar para a compreensão da leitura do texto informativo em língua portuguesa : um trabalho colaborativo de duas professoras numa turma do 6º ano de escolaridade
Autor: Varanda, Maria Cecília de Sousa, 1962-
Orientador: Salema, Maria Helena, 1943-
Palavras-chave: Compreensão da leitura
Ensino da língua portuguesa
Trabalho colaborativo
Formação de professores - Portugal
Teses de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: Este trabalho centra-se na concepção, desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma intervenção de ensino explícito de estratégias de compreensão de textos informativos, consideradas fundamentais para a aprendizagem e para o sucesso escolar, para alunos do sexto ano de escolaridade, em aulas regulares da disciplina de Língua Portuguesa. A intervenção é desenvolvida tendo como referentes o Currículo Nacional do Ensino Básico de 2001 e o Programa de Português do Ensino Básico de 2009, o qual entra em vigor no ano lectivo 2011/2012, em articulação, com o Projecto “Metas de Aprendizagem”, de 2010, considerando-se que o desenvolvimento cognitivo e linguístico constitui o eixo em torno do qual se processa toda a aprendizagem, ganhando a língua materna uma dimensão transversal. Desenvolvida em trabalho colaborativo por duas professoras de uma escola de província do 2º ciclo, num processo de hetero-formação assente na prática reflexiva, a intervenção é aplicada a uma turma de vinte alunos do sexto ano de escolaridade, semanalmente, durante o segundo período do ano lectivo de 2010-2011. Os efeitos da intervenção nos alunos no domínio da compreensão da leitura de textos informativos são descritos e avaliados tendo por base os instrumentos utilizados: reflexões dos alunos, diários das professoras e resultados obtidos pelos alunos na prova de aferição e nas classificações trimestrais. Demonstra-se que os alunos aprendem estratégias de compreensão de textos informativos e aprendem a reflectir sobre essa compreensão tendo em vista a construção da aprendizagem. Comprova-se que o trabalho colaborativo entre os professores é essencial numa intervenção de ensino para a compreensão da leitura baseada na autonomia, sendo simultaneamente, fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores.
The research is centred on the design, development, implementation and evaluation of an exploratory teaching intervention aiming at improving reading comprehension strategies in 6th grade students in regular classes of Portuguese language. Informative texts were chosen for they are considered not to be often used in Portuguese Language classes and also to improve students’ learning along the curriculum. The exploratory study is conceived and developed within the framework of The National Curriculum of Basic Instruction (2001) and The Portuguese Language Programme for the Basic Instruction (2009), which will come into law in 2011-2012 in articulation with “Learning Goals” (2010). These documents assume that cognitive and linguistic development is the basis for all learning process, and so the Portuguese Language as mother tongue must be developed within a transcurriculum perspective. The study was implemented in a class of twenty students from the sixth grade once a week during the second term of 2010-2011. Two teachers of a country district basic school, developed this research based on a collaborative and reflexive process of professional development. Effects on students, concerning reading comprehension strategies of informative texts, were collected from different tools: students’ opinions, teachers’ diaries and students’ results in national assessement tests and students’ marks. It is proved that students learned and used reading comprehension strategies within informative texts and that they learned to think about their comprehension processes aiming at constructing their own knowledge. It is also demonstrated that teachers’ cooperative work is essential to develop a teaching intervention for students’ autonomy and reading comprehension processes. On the other hand, teachers’ cooperative work is very important to their personal and professional development.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6008
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