Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6023
Título: A cerâmica pintada a branco na Santarém Medieval: uma abordagem diacrónicaséculos XI a XVI
Autor: Liberato, Marco António Antunes
Orientador: Fabião, Carlos,1959-
Palavras-chave: Cerâmica medieval - Santarém (Portugal)
Arqueologia urbana - Santarém (Portugal)
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este trabalho consiste numa abordagem preliminar à frequência, fórmulas decorativas, bem como ao enquadramento económico, social e cultural do recurso à pintura a branco na decoração da cerâmica que circulou em Santarém entre os séculos finais do domínio islâmico e o advento da Modernidade. A amostra material estudada foi recuperada numa intervenção arqueológica de carácter preventivo, realizada no “centro histórico”, mais concretamente nos números de polícia 2 a 8 da Rua 5 de Outubro, sendo complementada com a informação disponível na bibliografia especializada, onde se encontram publicados outros conjuntos cerâmicos provenientes da cidade. Verifica-se que esta técnica decorativa se constitui como um elemento definidor do processo de islamização da produção cerâmica local, encontrando-se estabelecida nos séculos XI-XII, uma tradição ornamental cujos motivos e organização espacial nos suportes cerâmicos que se mantiveram em uso, embora com mutações assinaláveis, até meados do século XIV. Na centúria seguinte verifica-se um ressurgimento do pigmento enquanto elemento decorativo, mas obedecendo a lógicas técnicas e ornamentais totalmente diversas dos períodos antecedentes, sendo que o estímulo directo à sua produção se relacionará com as lógicas específicas deste período, nomeadamente a afirmação do gosto gótico, a intensificação das trocas comerciais entre os reinos peninsulares e a integração plena de algumas produções cerâmicas sem revestimento no lote de produtos transaccionáveis a uma escala supra-regional. Com excepção desta última variante, saliente-se que no patamar actual do conhecimento, a ocorrência de pintura a branco em Santarém não se encontra habilitada como elemento definidor de cronologias precisas e as propostas de datação das peças ou contextos onde surge deve basear-se preferencialmente na morfologia dos recipientes em que foi aplicada ou noutro tipo de espólio que lhe surja associado.
Resumen: Esta tesis es una primera aproximación a las fórmulas decorativas de la cerámica pintada a blanco em Santarém, entre el período tardo-islámico e el siglo XVI, bien como a su entorno económico, social y cultural. La muestra material estudiada fue recuperada en una intervención arqueológica de gestíon, que tuvo lugar en la "ciudad vieja", más especificamente, en los números 2 a 8 de la Rua 5 de Outubro e complementada con la información disponible en la literatura especializada, donde se han publicado otras colecciones cerámicas provenientes de la ciudad. Esta técnica decorativa se habia constituído, en el siglos XI y XII, como un elemento marcante del proceso de islamización de la producción cerámica local y los motivos, bien como la organización espacial de la pintura en la superfície de los recipientes se mantivieran en uso, hasta mediados del siglo XIV, aunque com algunos cambios assinalables. En el siglo siguiente se assiste a un resurgimiento de lo pigmento blanco pero obedeciendo a logicas y técnicas ornamentales diferentes, provavelmente relaccionadas con la afirmación del gusto gótico, la intensificación del comércio entre los reinos ibericos y la plena integración de producciónes cerámicas sin revestimiento en el lote de bienes negociables a una escala supra-regional. Con la excepción de la ultima variante, cabe señalar que el nivel actual de conocimientos, la presencia de pintura blanca no tiene valor como elemento de datación y la integracíon cronológica de las piezas o de los contextos donde surge, debe basarse preferentemente en la morfología de los contenedores en que se aplicó o, en alternativa, en otro tipo de materiales que surjan en asociación com ellas.
Descrição: Tese de mestrado, Arqueologia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/6023
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