Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6025

Título: Aprender a ser enfermeiro : a construção identitária profissional por estudantes de enfermagem
Autor: Serra, Miguel Nunes, 1972-
Orientador: Canário, Rui, 1948-
Palavras-chave: Ensino da enfermagem
Identidade profissional
Estudantes de enfermagem
Teses de doutoramento - 2012
Issue Date: 2012
Resumo: A pesquisa situa-se de modo amplo no processo de formação dos adultos, centrando-se em particular, no Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE), estabelecendo como objeto de estudo o processo de construção da identidade profissional pelos estudantes de enfermagem ao longo da sua formação inicial. Pretende-se lançar alguma luz sobre o modo como estes sujeitos desenvolvem a sua identidade profissional, adotando uma perspetiva que privilegia o seu próprio ponto de vista. Os eixos teóricos que suportam o estudo e concorrem para a definição do objeto de estudo articulam-se em torno, por um lado da própria problemática do estudo das identidades, por outro das diversas mutações identitárias ocorridas ao longo do processo de profissionalização da enfermagem, e finalmente, da experiência vivida do estudante de enfermagem. Metodologicamente optou-se por um estudo de natureza qualitativa com uma abordagem de cariz etnográfico, realizado longitudinalmente ao longo dos quatro anos de duração de um CLE, numa Escola Superior de Enfermagem da Região de Lisboa. Da amostra fizeram parte 30 estudantes do curso, e como técnicas de recolha de dados procedeu-se à entrevista semiestruturada, ao questionário, à observação, aos incidentes críticos e à consulta de documentação. Da análise, discussão dos dados e subsequentes conclusões resulta o reforço da ideia de que a construção identitária é um processo dinâmico, de natureza relacional e permanentemente inacabado, e de que os ensinos clínicos se destacam como contextos incontornáveis na construção da identidade profissional dos estudantes, secundarizando outros momentos da formação inicial como o contexto escolar. Por fim avança-se com uma proposta teórica de tipologia da construção identitária profissional por estudantes de enfermagem.
The current research is related to the broad adults’ formation process, focusing particularly on Nursing Graduation Course. It aims to set, as a study object, the process of the professional identity development performed by nursing students along their early education. It intends to shed some light on the way these individuals develop their professional identity by adopting a perspective which emphasizes their own personal point of view. The theoretical axes that uphold this study and concur to the definition of the study object articulate themselves around, on one side, on the problematic on identity study and, on the other side, on the several identity mutations occurred along the nursing professionalization process and ultimately, on the personal experience of the nursing student. Methodologically it was decided to accomplish a study of qualitative nature with an ethnographic basis, performed along the four year time required for the Nursing Graduation Course, in a Nursing College located in the Lisbon region. Thirty students belonging to this particular course were part of the sample and several techniques such as semi-structured interview, questionnaire, observation, critical incidents, and documentation research were used. From the analysis, data discussion and thereafter conclusions comes out the reinforcement of the idea that the identity development is a dynamic process, based upon a relational nature and permanently unfinished. It is also reinforced that clinical teachings are highlighted as featured contexts in the students’ professional identity development, sidelining other early formation moments such as the academic context. Lastly, a theoretical proposal of different typologies for identity professional development by nursing students is suggested.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/6025
Appears in Collections:IE - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulsd062483_td_anexo_12_declaracao.pdf8,54 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_C_2.pdf45,33 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_C_1.pdf146,61 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_ B_6.pdf93,75 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_B_4_3_8.pdf68,33 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_B_4_3_7.pdf41,66 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_B_4_3_6.pdf71,1 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_B_4_3_5.pdf20,9 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_B_4_3_4.pdf55,56 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_B_4_3_3.pdf22,65 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_B_4_3_2.pdf11,84 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_B_4_3_1.pdf42,94 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_B_4_2.pdf106,24 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_B_4_1.pdf69,2 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_B_3.pdf27,45 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_B_2_2.pdf148,11 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_B_2_1.pdf145,69 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_B_1_4.pdf18,13 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_B_1_3.pdf233,87 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_B_1_2.pdf47,93 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_A_3.pdf103,48 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_A_2.pdf142,14 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_entrevista_A_1.pdf51,37 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_11_quadro.pdf30,86 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_10_discurso.pdf129,53 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_9_caderneta_7.pdf87,61 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_9_caderneta_6.pdf81,3 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_9_caderneta_5.pdf75,18 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_9_caderneta_4.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_9_caderneta_3.pdf76,74 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_9_caderneta_2.pdf58,53 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_9_caderneta_1.pdf59,99 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_429.pdf32,4 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_427.pdf20,03 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_424.pdf42,13 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_422.pdf18,7 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_421.pdf21,11 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_420.pdf39,18 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_419.pdf14,61 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_418.pdf16,71 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_417.pdf23,91 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_416.pdf23,3 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_412.pdf28,88 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_410.pdf17,16 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_409.pdf22,15 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_408.pdf23,45 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_407.pdf17,16 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_405.pdf15,27 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_404.pdf18,94 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao_403.pdf21,62 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_8_guiao.pdf13,84 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_7_guiao_608.pdf17,21 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_7_guiao_607.pdf21,29 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_7_guiao_606.pdf17,31 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_7_guiao_605.pdf18,2 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_7_guiao_604.pdf17,34 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_7_guiao_603.pdf18,8 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_7_guiao_602.pdf20,23 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_7_guiao_601.pdf21,92 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_7_guiao_1.pdf71,02 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_6_questionario_902.pdf10,07 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_6_questionario_901.pdf10,94 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_6_questionario_CLE.pdf18,1 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_229.pdf15,48 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_227.pdf12,12 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_226.pdf8,93 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_225.pdf25,76 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_224.pdf8,74 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_223.pdf9,8 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_221.pdf10,98 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_219.pdf19,14 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_218.pdf11,78 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_217.pdf13,01 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_216.pdf23,49 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_215.pdf12,13 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_214.pdf20,12 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_213.pdf8,72 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_212.pdf15,97 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_211.pdf14,41 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_210.pdf14,74 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_209.pdf16,6 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_208.pdf22,02 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_207.pdf16,15 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_205.pdf13,51 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_204.pdf11,6 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_203.pdf21,21 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_202.pdf12,59 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_201.pdf20,75 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_5.pdf56,42 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_4.pdf48,2 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_3.pdf36,54 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_2.pdf37,08 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_1.pdf58,45 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_5_questionario_guiao.pdf19,38 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_529.pdf66,69 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_527.pdf62,27 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_525.pdf57,47 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_524.pdf70,69 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_522.pdf67,94 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_520.pdf66,86 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_519.pdf61,36 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_518.pdf52,98 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_517.pdf68,8 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_516.pdf59,66 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_513.pdf51,9 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_512.pdf64,77 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_510.pdf64,42 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_508.pdf35,8 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_507.pdf67,32 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_506.pdf69,62 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_505.pdf68,42 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_504.pdf58,9 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_503.pdf44,14 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_4_entrevista_guiao_3.pdf14,9 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_329.pdf52,38 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_327.pdf67,62 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_326.pdf52,12 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_325.pdf35,89 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_324.pdf45,53 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_322.pdf43,42 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_321.pdf36,01 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_320.pdf37,22 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_319.pdf36,77 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_318.pdf43,72 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_317.pdf37,09 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_316.pdf29,96 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_314.pdf59,07 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_313.pdf45,36 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_312.pdf36,52 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_311.pdf50,46 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_310.pdf42,46 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_309.pdf31,36 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_308.pdf43,13 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_307_315.pdf40,02 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_306.pdf49,81 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_305.pdf41,11 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_304.pdf35,19 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_303.pdf62,13 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_3_entrevista_guiao_2.pdf19,83 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_129.pdf24,22 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_128.pdf30,59 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_127.pdf18,09 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_126.pdf15,08 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_125.pdf23,72 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_124.pdf19,72 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_123.pdf24,12 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_122.pdf24,67 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_121.pdf15,39 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_120.pdf14,07 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_119.pdf17,02 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_118.pdf21,07 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_117.pdf18,51 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_116.pdf17,15 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_115.pdf15,77 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_114.pdf18,29 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_113.pdf13,13 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_112.pdf21,74 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_111.pdf16,38 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_110.pdf19,92 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_109.pdf18,75 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_108.pdf18,23 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_107.pdf15,52 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_106.pdf18,7 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_104.pdf14,87 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_103.pdf17,71 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_102.pdf18,26 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_101.pdf24,51 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_2_entrevista_guiao_1.pdf15,14 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_anexo_1.pdf16,25 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062483_td_indice_anexos.pdf44,02 kBAdobe PDFView/Open
ulsd062481_td_tese.pdf1,39 MBAdobe PDFView/Open
ulsd062481_td_capa.pdf301,74 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia