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Title: Susceptibilidade e risco de movimentos de vertente no Concelho de Tarouca
Authors: Meneses, Bruno Miguel do Carmo Santana,1982-
Advisor: Zêzere, José Luís,1962-
Keywords: Deslizamentos de terras - Concelho de Tarouca (Portugal)
Avaliação de riscos ambientais
Ordenamento do território - Concelho de Tarouca (Portugal)
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: A determinação de áreas susceptíveis a movimentos de vertente no Concelho de Tarouca constitui um imperativo, devido aos prejuízos que estes têm causado, nomeadamente na perda/interrupção de infra-estruturas estratégicas (estradas principais). Face a esta premissa, recorreu-se aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para a construção de uma base de dados, que contempla a informação de um conjunto de variáveis físicas do território e os mapas temáticos com os diferentes tipos de movimentos inventariados no concelho. Esta inventariação apoiou-se na observação de ortofotomapas, interpretação do traçado das curvas de nível e realização de trabalho de campo. A avaliação da susceptibilidade foi sustentada nas probabilidades condicionadas resultantes do cruzamento entre os factores de predisposição e as áreas instabilizadas. Para a modelação da susceptibilidade recorreu-se às técnicas bi-variadas da Lógica Fuzzy e do Valor Informativo, sendo os resultados deste último, validados a partir de taxas de sucesso e de predição. Para a aferição do método mais robusto na determinação da susceptibilidade, fez-se a comparação objectiva através de Curvas de Sucesso e quantificaram-se as diferenças entre os resultados obtidos em cada modelo através do cálculo da respectiva Área Abaixo da Curva. Com os resultados obtidos desta avaliação, localizou-se o risco de movimentos de vertente, tendo por base os elementos expostos existentes no território. Nesta determinação incrementou-se o factor distância percorrida por unidade de tempo a partir de um equipamento operacional, admitindo-se que, à medida que há um afastamento, o risco incrementa, pela redução da eficácia de socorro dos meios de emergência, num eventual cenário de movimento de vertente do qual resulte consequências sobre pessoas ou bens. Neste contexto, as várias infra-estruturas rodoviárias adquirem elevada importância, pois o seu condicionamento, pela sua perda ou obstrução, tem várias implicações operacionais e na mobilidade de pessoas e bens. Assim, admitindo estes condicionalismos, determinaram-se os locais com maior probabilidade de interrupção, com base na susceptibilidade do território a movimentos de vertente criando-se um modelo de determinação de rotas alternativas, em função destas interrupções.
ABSTRACT: Determining the location of areas susceptible to slope movements within the Tarouca County is imperative due to the damages they have caused, namely the loss and interruption of strategic infrastructures (main roads). Based on this premise, the Geographic Information System (GIS) was used to build a data base, which contains information on a group of physical variables of the territory and the theme maps with the different types of movements listed in the county. This inventory was based on the analysis of orthophotomaps, the interpretation of elevation curves and field work. The susceptibility assessment was sustained by the calculation of conditional probabilities, which resulted from the crossing between the landslide predisposition factors and three types of landslides. To model the susceptibility Information Value and the Fuzzy Logic operators (Sum and Gamma) were employed and the success rate curves of the models were built. In addition, the prediction rate was also computed for the Information Value method. The landslide susceptibility models were quantitatively compared through the calculation of the Area Under the Curve for both Success and Prediction Rate Curves. The assessment results were used to locate the landslide risk, having into account the exposed elements present in the territory. In this case, the factor distance travelled by time unit was accounted, assuming that the longer the distance, the higher the risk. This option takes in consideration the decrease on efficiency of the emergency services response in a slope movement event scenario resulting in damage to people and property. In this context, the road infrastructure acquires high importance, once its conditioning, through loss or obstruction, has strong mobility and operational constrains. Therefore, acknowledging these risk factors, the road tracks having the highest probability to be interrupted by slope instability were assessed based on the landslide susceptibility map. Finally, a model was created which provides alternative routes depending on these interruptions.
Description: Tese de mestrado, Geografia - Geografia Física e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6029
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