Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6040

Título: K'cidade : um modo de viver a intervenção comunitária
Autor: Rodriguez, Andreia Gomes, 1986-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Intervenção comunitária
Alfabetização - Portugal
Relatórios de Estágio de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: O relatório é resultado de nove meses de estágio num Programa de Desenvolvimento Comunitário e Urbano, o K´CIDADE. A intervenção no programa foca-se em duas áreas principais, a área da aprendizagem ao longo da vida e a área da formação e empregabilidade. Na primeira área, salienta-se o apoio e participação num projecto de alfabetização desenvolvido numa parceria entre uma associação de natureza local e o K´CIDADE. Esta participação concretizou-se na reorganização, monitorização e avaliação do projecto, nas quais foram integrados todos os intervenientes e parceiros. Utilizou-se as técnicas de recolha de dados: a análise documental, a observação participante e não participante, a entrevista semi-directiva e em focus grupo. Na área da formação e empregabilidade, evidencia-se a participação nas acções de formação (Oficinas de Orientação Profissional), direccionadas à população desempregada, que tem como principais finalidades o acesso à formação e ao mercado de trabalho através de uma redefinição de um projecto profissional. Sobre as quais foi também realizado um balanço com o intuito de perceber se a sua participação na acção de orientação profissional influenciou (ou não) o percurso e as opções tomadas pelos formandos na implementação do projecto profissional e assim repensar a sua pertinência e continuidade. A recolha de dados decorreu a partir da análise arquivista e o inquérito por questionário. Todo o percurso foi acompanhado por momentos de reflexão sobre os quais foram retiradas ilações sobre a preparação, desenvolvimento e avaliação dos projectos e iniciativas em que incidiu o estágio. Estratégia que permitiu criar melhorias a partir da reflexão - acção sobre a prática e os impactos que esta tem naqueles que nela intervêm, novas competências pessoais e profissionais, novas formas de encarar o mercado de trabalho, modos de ver e interpretar o mundo envolvente. Para além da intervenção nas áreas estabelecidas no plano de estágio, está incluída a participação em actividades comunitárias.
The report is the result of nine months of work placement in an Urban and Communitarian Development Programme, named K’CIDADE. On one hand the learning area throughout life and on the other hand the employability and formation area. In the first one the participation and support in an alphabetization project developed in partnership between a local association and the K’CIDADE is highlighted. Every intervenient and partner was integrated in this participation, which came through in the reorganization, monitoring and project evaluation. Data collection techniques were used: documental analysis, participant and non-participant observation, semi-directed interview and group focus. In the employability and formation area, the participation in formation actions directed towards the unemployed population was emphasized. This has as main finalities the access to formation and to the job market through a redefinition of a professional project. It was also tried to make a balance about this initiative, trying to understand if it’s participation in the professional orientation action influences the route and options taken by the individuals in the implementation of the professional project, rethinking this way its relevance and continuity. The data collection took place from the file analysis and enquires by questionnaire. The entire process went along with moments of reflection, which permitted to take conclusions about the preparation, development and project evaluation and initiatives in which the work placement took place. This strategy permitted to create improvements based on reflection – action about the practice and the impacts that this has in those who take part on it, new personal and professional competences, new ways to face the job market, ways to see and interpret the surrounding world. Besides the work placement plan established areas intervention, it is included the communitarian activities participation.
Descrição: Relatório de Estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6040
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039907_tm.pdf10,34 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE