Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6041

Title: A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos)
Authors: Francisco, Carmen Sofia Bértolo, 1968-
Advisor: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Keywords: Novas tecnologias da informação e da comunicação
Auto-eficácia
Formação de professores
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: Desde o aparecimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) que a sociedade do conhecimento sofreu alterações profundas, quer na transmissão de informação e conhecimentos, quer ao nível da aprendizagem. A integração das TIC no quotidiano dos cidadãos é uma realidade que cresce a ritmos alucinantes. As escolas não ficaram indiferentes a estas alterações, e os professores são desafiados a utiliza-las em contexto de sala de aula. As tecnologias de informação introduziram a necessidade de novas aptidões na profissão de professor. Estudos recentes referem que os índices de utilização e integração das TIC são ainda muito baixos, e apresentam como factores inibidores o baixo grau de proficiência na utilização das TIC e a falta de meios tecnológicos. Este estudo apoiou-se num modelo de investigação empírica, utilizou uma metodologia mista da recolha e análise de dados, abrangendo e triangulando uma dimensão quantitativa e qualitativa, obteve-se informação sobre: o impacto criado através das infra-estruturas e equipamento do Plano Tecnológico da Educação (PTE) em contexto educativo; o nível de auto-eficácia na utilização das TIC dos professores; o índice de utilização para a utilização das TIC pelos professores. Os resultados apontaram que existem fortes correlações entre os dois constructos em análise, o sentido de auto-eficácia dos professores e os seus índices de utilização das tecnologias. Ainda foi possível analisar em que dimensões das actividades profissionais docentes é que as tecnologias são mais utilizadas, evidenciando-se no estudo como predominantes a preparação das actividades de ensino e aprendizagem.
Since the emerge of Information and Communication Technologies (ICT) to the knowledge society profound changes have occurred, either in broadcasting information and knowledge, and in addition, in the learning process. The integration of ICT in the daily life of citizens is a reality that grows undoubtedly. Schools were not indifferent to these changes, and teachers are challenged to use them within the classroom. Information technologies have introduced the need for new skills in the teaching work. Recent studies report that rates of use and integration of ICT are still very low, and show as inhibiting factors the low level of proficiency in the use of ICT and lack of technology tools. This study was based on a model of empirical research, we used a mixed methodology of collecting and analyzing data, and compromising a triangulating quantitative and qualitative dimension, we achieved information on: the impact created by the network and the Technological Educational Plan (TEP) equipment in the teaching and learning framework, the level of self-efficacy in using ICT for teachers, the employment rate for the usage of ICT by teachers. The results showed that there are strong correlations between the two subject matters under analysis, the sense of self-efficacy of teachers and their rates of technology usage. Still, it was possible to examine to what extent of instruction activities technologies were most widely used by teachers, demonstrating to be predominant in this study, the planning of teaching and learning activities.
Description: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6041
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039905_tm.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE