Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6043

Title: Literacia de escrita em candidatos de RVCC
Authors: Ferreira, Maria José Alves, 1963-
Advisor: Cavaco, Carmen, 1970-
Keywords: Formação de adultos - Portugal
Literacia - Portugal
Trabalhos de Projecto de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: O Trabalho de Projeto que se apresenta foi desenvolvido no âmbito das Ciências da Educação/Formação de Adultos, e encontra-se estruturado em três partes distintas: Percurso profissional - Reflexão crítica, fundamentação teórica e estudo de caso no âmbito do processo RVCC de nível secundário, no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra. Na primeira parte desenvolve-se uma reflexão crítica sobre experiência profissional, em particular no campo da educação e formação de adultos, a qual permite perceber a evolução que ocorreu na actuação como profissional na área da educação e formação de adultos, particularmente no contexto do ensino da língua materna. Na segunda parte, apresenta-se uma análise da evolução da educação de adultos, em termos internacionais e nacionais, abordando-se ainda a problemática da literacia, da aprendizagem da escrita e o papel do erro, áreas importantes que permitem o enquadramento teórico do estudo apresentado. O trabalho empírico, que surge na terceira parte, teve como principal objetivo a análise das competências de escrita de Adultos que, no ‘CNO de Santa Maria’, frequentam o processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) de nível secundário e os meios encontrados pela equipa técnico-pedagógica, em particular o formador de CLC, para, em conjunto com os adultos, ultrapassar as dificuldades encontradas neste campo. Foi feita a análise das Histórias de Vida de 15 adultos através do levantamento dos erros de expressão escrita, de acordo com uma tipologia de erros concebida estritamente para o estudo, tendo-se procurado perceber os mecanismos subjacentes ao processo de escrita e as estratégias que permitem colmatar as deficiências registadas.
This project was developed within the area of Education and Training of Adults, and it is structured in three main parts: professional autobiography, theoretical basis and a case study within the RVCC process (Recognition, Validation and Certification of Competences). The first part is a reflection on professional experience in the area of Education and Training of Adults which allows to understand the developments that have occurred in teaching performance as a teacher of Portuguese. The second part presents an analysis of the evolution of adult education, both at international and national levels, and focuses also on three main themes: literacy skills, writing learning and the error in written expression. Finally, in the third part the main purpose was to analyse the writing competences of adults who went through the RVCC process at Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Santa Maria, in Sintra (‘CNO de Santa Maria’) and the means employed by the technical team and the adults to overcome the difficulties/errors in written expression. From a methodological point of view we developed a case study by analysing the ‘Life Stories’ (Histórias de Vida) of 15 adults and their written errors (according to a specific typology) in order to try to understand the underlying mechanisms of writing competences and the best way to avoid written errors.
Description: Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6043
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039901_tm.pdf2.28 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE